Cursos profissionalizante são oferecidos à comunidade de forma gratuita para estimular o desenvolvimento econômico e social do país
Considerado um motor da economia e com amplas oportunidades oferecidas à população, a construção civil carece de mão de obra qualificada. Foi pensando em contribuir com essa profissionalização, geração de renda e prosperidade que o Grupo Soares está oferecendo cursos gratuitos no Instituto Elon Soares. Inaugurado em outubro do ano passado, o local, sediado em Trindade, já realizou a formatura da sua primeira turma do curso de pintor de obras e acaba e iniciar mais duas turmas: de revestidor de pisos e de aplicador de impermeabilização.
Os cursos, recém-iniciados, receberam 39 alunos, sendo um total de 10 mulheres, e conta com alunos de diversas cidades goianas, além de Trindade, como Goiânia e Aparecida de Goiânia. Um exemplo é o estudante Jânio Fernandes, de 56 anos, que sai do Parque Trindade, em Aparecida de Goiânia para realizar o novo curso no IES. Mesmo distante, ele decidiu investir no treinamento por já conhecer o nome do Grupo Soares e saber que é referência na área.
O profissional, que é policial militar aposentado e tem formação superior em Negócios Imobiliários, conta que decidiu fazer o curso para obter a aprendizagem profissional necessária para ingressar neste novo ramo com o qual tem muita afinidade, o da construção civil. O objetivo do Jânio é abrir um negócio próprio no segmento, onde já iniciou sua atuação. “Já tenho uma experiência na área imobiliária e pretendo me especializar na área de pintura. Com o curso terei o conhecimento necessário e quero obter mais experiência para trabalhar com pintura de alto padrão”, destaca ele.
Outro aluno que foi atraído pelo desejo de empreender na área da construção civil, é Mateus Gonçalves de Sousa, de 27 anos. O jovem, que é morador de Trindade, trabalha atualmente como prestador de serviços e também como motorista de aplicativo. Mas sua intenção é buscar mais conhecimento e crescer profissionalmente na área para ter rentabilidade melhor.
Um dos destaques do Instituto Elon Soares, segundo o presidente da instituição, Marcelo Camorim, é o fato de que ele oferece cursos completos, com conteúdos teóricos e práticos, não somente sobre a execução dos serviços, mas também sobre como gerir um negócio e se tornar um empreendedor da área. Os cursos contam com módulo administrativo com aulas sobre como usar as redes sociais para o negócio, marketing, planejamento, direito do consumidor, entre outros.
A coordenadora pedagógica do IES, Rízia Damares, destacou o quanto a sociedade têm interagido e até se oferecido para cuidar do Instituto, de forma voluntária. “Percebemos a importância deste trabalho pelo retorno que temos recebido das pessoas, que se sentem muito gratas, indicam outros alunos e querem fazer outros cursos. Isso revela o quanto a sociedade está participativa e está abraçando e cuidando do Instituto, que se tornou um marco de desenvolvimento para a cidade”, enfatizou ela.
Formatura
O setor da construção civil é um dos que mais emprega no Estado e no Brasil. Só neste mês de janeiro o setor apresentou um saldo positivo de mais de 50 mil novos profissionais contratados no País, com carteira assinada. Foi a segunda melhor colocação, entre os cinco setores da atividade econômica, ficando atrás apenas da indústria, responsável por um saldo de quase 55 mil vagas de emprego. Os dados do novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do MTE também são positivos em Goiás. Só o Estado empregou 1.332 novos profissionais em janeiro. E a demanda não para de crescer.
O secretário de Trabalho e Geração de Emprego de Trindade, Bruno Noronha, destacou que a demanda por trabalhadores na cidade e região é alta e que ele tem recebido diversos empresários em busca de parcerias, mas uma queixa é constante: a necessidade de qualificação. Ele fez a observação durante sua presença na cerimônia de formatura dos alunos da primeira turma do curso de pintor de obras do Instituto Elon Soares. Segundo ele, essa iniciativa de oferecer capacitação é de extrema importância. “Hoje o Instituto traz dignidade às pessoas que recebem além do certificado, saem capacitadas para entrar no mercado de trabalho”, destacou ele.
Um exemplo é o de Priscylla de Sousa Vicente dos Santos, jovem autista de 22 anos, que acabou de se formar no curso de pintor de obras e já iniciou o segundo curso, de aplicador de impermeabilização. Ela trabalha atualmente como assistente de corretor de imóveis, uma área pela qual se encantou desde cedo. Moradora de Trindade, ela viu nos cursos oferecidos pelo Instituto Elon Soares, do qual é vizinha, uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e crescer profissionalmente.
Ela relata que o curso foi também um apoio emocional em um momento de perda que ela viveu. Como resultado, garante que aprendeu lições de vida valorosas no curso, que irão contribuir com seu desenvolvimento, não só na parte técnica, mas também na gestão do negócio. Priscylla está investindo na carreira de pintora, já formou uma equipe só de meninas para pintura de imóveis e comemora a realização dos primeiros orçamentos.
O local oferece diversos cursos gratuitos na área da construção civil. Para se inscrever basta acessar o site https://institutoelonsoares.org.br/cursos.

