Assinatura e Troca de Notas sobre o “Projeto de melhoria na resiliência das principais indústrias aos desastres naturais no Estado do Rio Grande do Sul (Parceria UNIDO)”
No dia 26 de março, em Tóquio, foi assinada e realizada uma Troca de Notas de Acordo de Doação entre o Diretor Geral do Escritório de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Sr. ISHIZUKI Hideo, e a Chefe da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), Escritório de Promoção de Investimentos e Tecnologia, Tóquio, Sra. ADACHI Fumio, no valor de 104,703 milhões de ienes, equivalente a cerca de 4 milhões de reais, ao Brasil, para implementação do “Projeto de melhoria na resiliência das principais indústrias aos desastres naturais no Estado do Rio Grande do Sul (Parceria UNIDO)”.
1 Em maio do ano passado, o estado do Rio Grande do Sul sofreu enchentes causadas por fortes chuvas, resultando em graves danos humanos, incluindo mais de 150 vítimas e afetando mais de 2,3 milhões de pessoas. As principais indústrias do estado como a agricultura e pecuária, também sofreram grandes perdas.
2 Este projeto, ao mesmo tempo em que utiliza a tecnologia digital, analisará os danos causados pelas enchentes às principais indústrias e cadeias de valor, como agricultura e pecuária, bem como por meio da realização de atividades de conscientização sobre prevenção de desastres, através da oferta de treinamento sobre resiliência de infraestrutura e apoio a formulação de políticas de prevenção a desastres. Espera-se que isso ajude a construir indústrias resilientes aos desastres naturais e contribua para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
3 Além disso, o Projeto faz parte do “Plano de Ação para a Parceria Estratégica e Global Japão-Brasil (2025-2030)”, anunciado no dia 26 pelo Primeiro-Ministro do Japão, S. Exa. o Sr. ISHIBA Shigeru, e pelo Presidente da República Federativa do Brasil, S. Exa. o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, onde os dois países se comprometerem a fortalecer a cooperação para melhorar a capacidade de resiliência a desastres.