Japão e Brasil debatem Inteligência Artificial em webinário
Notícias

Japão e Brasil debatem Inteligência Artificial em webinário

A Embaixada do Japão no Brasil, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza nesta terça-feira (2/3) um webinário sobre o potencial da tecnologia da Inteligência Artificial (IA) no mundo afetado pela Covid-19. O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do MCTI no YouYube, a partir de 20h.

As mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus restringiram o contato direto entre pessoas, intensificando a dependência da automação e outras tecnologias que utilizam a IA, e que agora passam por um acelerado processo de implementação e aperfeiçoamento.

Em especial, diversas análises e simulações produzidas por meio da IA têm sido utilizadas para a definição de medidas contra o novo coronavírus, demonstrando como essa tecnologia será indispensável na sociedade futura.

Este é o cenário que motivou a promoção de um debate online entre especialistas do Brasil e do Japão, países com cenários distintos e que podem se auxiliar na busca de soluções para os problemas enfrentados neste momento de crise. O tema será abordado pelo Prof. Yutaka Matsuo, da Universidade de Tóquio, e pelo pesquisador Norberto Alves Ferreira, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

As apresentações serão em português e em japonês, com tradução simultânea para os dois idiomas.

Webinário sobre Inteligência Artificial (IA)

Quando: terça-feira (2/3), a partir de 20h

Transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no YouTube: youtube.com/mctic/live

Sobre os convidados

Yutaka Matsuo

Professor da Escola de Engenharia da Universidade de Tóquio, Matsuo completou o doutorado na mesma instituição, e tem passagem como pesquisador na Universidade de Stanford. Ele é presidente da Associação Japonesa de Deep Learning (JDLA), integra a diretoria do grupo empresarial Soft Bank e colabora com o Governo do Japão para a adoção da Inteligência Artificial (IA) a serviço da sociedade.

Entre suas áreas atuais de pesquisa estão a extração inteligente de redes sociais da web; o desenvolvimento de modelos baseados em informações de localização de usuários; e a análise de mídias sociais para o estudo de características da comunidade e previsão de comportamentos.

Norberto Alves Ferreira

Pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) desde 1993, Ferreira se dedicou ao desenvolvimento de novos sistemas e soluções para os sistemas públicos de telefonia do Brasil e para as tecnologias alternativas de acessibilidade para pessoas surdas. Ele liderou projetos de desenvolvimento de tecnologias de texto-voz, reconhecimento automático de fala e reconhecimento biométrico de voz.

Atualmente, ele é o gestor de Soluções Sistêmicas de IoT e IA no CPqD, e é encarregado da coordenação dos projetos que envolvem o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT) e de uso tecnológico de Inteligência Artificial (AI) por meio do aprendizado de máquina, visão computacional e processamento de linguagem natural.