A legislação contempla projetos, como o Festival Agô, que fortalecem a luta dessas populações por reconhecimento e respeito na capital do país
Como principal elemento da construção da identidade de um povo, a cultura só faz sentido se toda a diversidade que compõe uma sociedade for representada. É impossível falar de cultura brasileira sem lembrar dos povos indígenas, vivendo em nosso território desde muito antes da invasão europeia. A Lei Paulo Gustavo (LPG) – o maior investimento já feito na cultura – apoia projetos produzidos por indígenas e/ou em prol dessas populações.
O livro “Théo, o passarinho e o voo de Aturyb” tem publicação bilíngue – em português e wapichana – uma forma de preservar o idioma indígena falado em Roraima. A obra destaca a importância da conexão das crianças com a natureza, abordando temas como ecologia e educação ambiental. O proponente Arthur Pimentel Batista da Silva destaca que a obra tem o objetivo de contar as histórias que os povos originários têm para contar e enriquecer a cultura do país, além de levar a cosmovisão indígena e desconstruir estereótipos que ainda se têm acerca dos povos originários.
“Graças à LPG, através deste projeto, conseguimos elevar o nível e alcançar ainda mais pessoas, principalmente crianças, que são nosso público-alvo, com quem transmitimos nossa visão do mundo e percebemos que este trabalho tem feito diferença”, aponta Arthur. O livro pode ser adquirido na Feira da Ponta Norte, na CLN 216, aos sábados, ou entrando em contato pelo Instagram da Associação Manuru Paunary.
Transformação
Já o Baile de Guerrilha, promovido pela Casa de Onija, promoveu a transformação de um espaço localizado no Mercado Sul – um importante ponto de concentração de energia cultural em Taguatinga. A segunda edição ocorreu em 2024, com apoio da LPG, com oficinas e rodas de conversa sobre a cultura Ballroom (dos bailes vogue) com nomes de destque locais e nacionais, com foco nos publicos negros, indígenas, periféricos e LGBTQIAPN+, que representam a força da Casa.
Com os recursos oriundos da legislação, foram implementadas melhorias como uma rampa de acessibilidade, troca de pisos e portas, bebedouro, sinalização de segurança e compra de equipamentos para o desenvolvimento das atividades da Casa. O baile ocorreu ano passado, mas oficinas mensais continuam sendo ministradas mensalmente até o fim deste ano, no último sábado de cada mês.
“A LPG foi muito importante, porque nos deu a possibilidade de reformar o nosso espaço e readequar a Casa de Onija, para termos um lugar mais salubre e seguro para, além de trazer remuneração para o trabalho feito pelos artistas e toda a equipe envolvida”, assinala o produtor executivo do projeto.
No audiovisual, o curta-metragem documental “O Futuro é Indígena” retrata a experiência de uma menina indígena durante o 20º Acampamento Terra Livre (ATL), realizado em Brasília, em 2024. A proponente é Julia Pacheco Loureiro.
Música e Ancestralidade
Também com recursos da Lei Paulo Gustavo, o Festival Agô – Música e Ancestralidade chega à sua sexta edição ocupando a CAIXA Cultural Brasília com uma programação que reúne diferentes gerações de artistas das matrizes indígenas e africanas.
Entre 24 e 27 de abril, o evento promove shows, giras de conversa, feira e vivência de canto com o povo Fulni-ô. A proposta é celebrar a força ancestral das culturas indígenas e afrodescendentes por meio da música, da dança e da palavra. Na programação estão nomes como Cátia de França (PB), Sérgio Pererê (MG), o grupo Ponto BR (MA, SP, PE), além de Ìdòwú Akínrúlí (Nigéria) e Otis Selimane (Moçambique).
Um dos destaques é o lançamento do álbum Khletxhaka, que significa “cantar” na língua yaathe, falada pelo povo Fulni-ô, resultado de uma residência artística realizada com o grupo Ponto BR.
A programação completa está disponível no @agoancestralidade.
Lei Paulo Gustavo
São mais de 3,8 bilhões de reais destinados a projetos culturais por todo o país. No DF, a Lei Paulo Gustavo já destinou 48,1 milhões, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Os recursos são destinados para diversas áreas da cultura, audiovisual, literatura, música, patrimônio e teatro.
Serviço – LPG/DF
Instagram: @leipaulogustavodf
Site: www.leipaulogustavodf.com.br
Tel: (62) 99612-6143
e-mail: editais@leipaulogustavodf.com.br