O mel é a base desta linha e são adquiridos diretamente de agricultores familiares, complementando renda e reconhecimento para esses trabalhadores
A Linha Talentos do Brasil da Realgems celebra seu décimo aniversário, e ainda se destaca no mercado de cosméticos sustentáveis. Lançada durante a Copa do Mundo de 2014, esta linha tem como base o mel e se compromete com a preservação da natureza e a promoção do turismo sustentável.
Os extratos provenientes de pequenos agricultores brasileiros, da cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, fazem da Linha Talentos do Brasil a primeira linha fairtrade do mercado. Homologada pelo Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Sebrae.
“Ao longo desses 10 anos, inúmeras famílias foram beneficiadas pelo projeto, recebendo capacitação e consultoria. A linha além de valorizar a agricultura familiar, também promove o conceito de sustentabilidade no setor de turismo”, comenta Jorge Junior, diretor financeiro da Realgems.
Os extratos utilizados na linha são adquiridos diretamente de agricultores familiares, complementando renda e reconhecimento para esses trabalhadores. Além disso, um percentual das vendas dos cosméticos são repassados à cooperativa fabricante da matéria-prima, compromisso assumido com a sustentabilidade econômica. Márcio dos Santos Rodrigues, gerente operacional da Avapis (Cooperativa Vacariense de Apicultores), comenta que “não somente para a nossa cooperativa, o projeto trouxe uma divulgação e valorização do nosso produto, mostrando a qualidade e como ele é produzido”.
Desde seu lançamento, fruto do Projeto Talentos do Brasil Rural, a linha tem como objetivo inserir produtos da agricultura familiar no mercado de turismo. A parceria entre a Cooperativa Vacariense de Apicultores e a Realgems, fabricante de cosméticos para a rede hoteleira, exemplifica essa união.