Mensagem do Embaixador Francesco Azzarello por ocasião da Festa da República Italiana
Notícias

Mensagem do Embaixador Francesco Azzarello por ocasião da Festa da República Italiana

Estou particularmente feliz por dirigir minha saudação a todos vocês, por ocasião da Festa de 2 de junho, data em que comemoramos, hoje, o 74º aniversário do nascimento da República Italiana.

Uma República fundada nos valores da liberdade, da democracia, da paz, da justiça e da igualdade, que ainda hoje são a base da coesão de nossa sociedade e os pilares da ação multilateral da Itália na comunidade internacional.

Valores que sempre inspiraram as relações entre Itália e Brasil, dois países unidos por um vínculo profundo, amigos fraternos inextricavelmente ligados por antepassados comuns.

Este ano, tais importantes celebrações caem em um momento particularmente complexo, devido à pandemia que envolve todos nós e que nos impede de celebrar como gostaríamos.

Portanto, esta data, hoje mais do que nunca, torna-se ocasião para lembrar a esperança, a solidariedade e o dinamismo que, 74 anos atrás, guiaram os italianos na reconstrução de nosso País.

São valores sempre atuais que, hoje como ontem, devem nos servir de guia na superação desse momento difícil.

Queremos celebrar virtualmente com vocês oferecendo, como presente simbólico, o e-book “Praças (In)visíveis”. O projeto envolve fotógrafos e escritores que mostram 20 praças italianas, símbolo do nosso patrimônio histórico e cultural e da identidade coletiva do nosso País, fotografadas no período entre o final de março e o início de maio e descritas com memórias, sugestões e reflexões, neste momento histórico de isolamento e “suspensão”.

Piazze (In)visibili

Felicidades pela Festa da República Italiana!

Vídeo da execução síncrona do Hino nacional italiano realizada pela orquestra e coro da Accademia Chigiana, histórica instituição musical italiana com sede em Siena. A performance envolveu 108 músicos, incluindo alunos, professores e colaboradores da Academia, incluindo grandes nomes da música clássica internacional, como Salvatore Accardo, Bruno Giuranna, Antonio Meneses, David Geringas, Alessandro Carbonare, Pino Ettorre, Luca Sanzo’, Francesco. Dillon, Matteo Cesari, Paolo Ravaglia, Giulio Rovighi e o Quarteto Nous.