Mostra gratuita “Sonora: John Williams” reabre a sala de cinema do CCBB Brasília com novo visual
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Mostra gratuita “Sonora: John Williams” reabre a sala de cinema do CCBB Brasília com novo visual

Mostra gratuita "Sonora: John Williams" reabre a sala de cinema do CCBB Brasília com novo visual

Sonora: John Williams

CCBB Brasília

De 3 de fevereiro a 4 de março de 2022

Entrada franca

Mostra inédita destaca trilhas sonoras premiadas do mestre John Williams com exibição gratuita de clássicos na grande tela

O evento também marca a reabertura da sala de cinema do CCBB Brasília com novo visual
Um dos compositores de trilhas sonoras mais famosos do cinema, John Williams ganha uma mostra inédita com a exibição de 27 longas. SONORA: JOHN WILLIAMS entra em cartaz no Cinema do CCBB Brasília de 3 de fevereiro a 4 de março de 2022. Os ingressos são gratuitos, e devem ser retirados no próprio CCBB uma hora antes de cada sessão.

A programação traz desde obras raras, como “Como Roubar Um Milhão de Dólares”, de William Wyler (1966), a títulos mais populares, como “Tubarão”, de Steven Spielberg (1975) e “Esqueceram de Mim”, de Chris Columbus (1990), além de clássicos contemporâneos, como “Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca”, de Irvin Kershner (1980), e “JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar”, de Oliver Stone (1991).

Além das sessões presenciais, a mostra SONORA: JOHN WILLIAMS também contará com outras atrações online. No dia 10 de fevereiro (quinta), às 19 horas, acontece o Curso online “Trilha para cinema e a obra de John Williams”, com Tomaz Alves Souza, compositor de trilha de filmes como “Era uma vez eu Verônica”, e “Bacurau” (este em parceria com Matheus Alves). O curso será ministrado na plataforma Zoom, com inscrição no site Eventim. Já no dia 17 de fevereiro (quinta), às 20 horas, ocorre o Debate online com Mateus Alves, Luiza Alvim e mediação de Rafael Bz, com transmissão nas redes sociais do CCBB. Tanto o curso quanto o debate contam com Tradução em Libras. No dia 24 de fevereiro (quinta), às 19 horas, haverá uma sessão presencial e inclusiva de “E.T. – O Extraterreste”, exibido em cópia dublada, com Libras, Audiodescrição e Legenda Descritiva.

Cine CCBB de cara nova!

A mostra “Sonora: John Williams” também marca a reabertura da sala de cinema do CCBB Brasília com uma nova cara: a sala ganhou um lounge de entrada ambientado para os visitantes já entrarem no clima da mostra em cartaz. Para celebrar este lançamento o Centro Cultural Banco do Brasil distribuirá pipoca grátis aos cinéfilos, e os clientes Banco do Brasil ainda ganharão um balde de pipoca especial com pipoca gourmet.

A ação ainda contará com os personagens dos filmes da mostra, apresentando cosplays dos personagens Indiana Jones, Harry Potter e Hermione e de Darth Vader e Princesa Leia. As ativações acontecerão nos dias 03 a 06 de fevereiro e nos dias 12 e 13 de janeiro, de 15h às 19h.

Celebração de aniversário do premiado maestro

Dia 08 de fevereiro de 2022 John Williams completa 90 anos e o CCBB Brasília homenageará o artista. Neste dia, além de uma sessão especial de cinema, o CCBB vai trazer um dj e food trucks a partir das 17h até o início da sessão, além da participação de cosplayers caracterizados como personagens da mostra. A sessão especial será às 19h40 com exibição de “Guerra nas Estrelas: o Império contra-ataca”.

A mostra é um presente de aniversário ao mestre das trilhas sonoras e o artista vivo com o maior número de indicações ao Oscar. Ao todo, são 52. A mais recente ocorreu em 2020, por “Star Wars: A Ascensão Skywalker” – a sexta vez que concorreu por um filme da franquia. Sua primeira indicação veio em 1968, com “O Vale das Bonecas”. Desde então, ganhou cinco vezes por “Um Violinista no Telhado” (1972), “Tubarão” (1976), “Guerra nas Estrelas” (1978), “E.T. – O Extraterrestre” (1983) e “A Lista de Schindler” (1994).

Trilhas sonoras épicas em mostra inédita

“Quem já não assobiou o tema da saga ‘Guerras nas Estrelas’? Quem não sabe de cor pelo menos uma composição de Williams? Pois ele deu a sonoridade de filmes que marcaram uma geração, que possuem fãs até hoje. Tem uma incrível parceria de sucesso com o diretor Steven Spielberg, além de ter trabalhado com diferentes diretores como Alfred Hitchcock, Clint Eastwood, Oliver Stone, Robert Altman, Brian de Palma dentre outros,” explica o curador da mostra, Rafael Bezerra.

Depois de trabalhar como pianista e orquestrador de compositores como Alfred Newman ou Bernard Herrmann, John Williams dedicou-se à composição. A partir dos anos 1960, reafirmou-se como versátil criador de trilhas sonoras para filmes.

Sabe aquela música que fica na cabeça mesmo depois do filme acabar? A música que faz lembrar de uma cena mágica e inesquecível é um dos ingredientes primordiais que fazem do cinema a maior diversão. Poucos compositores podem se orgulhar de ter composições orquestrais tão impregnadas no imaginário coletivo e tão capazes de rapidamente resgatar memórias pessoais ligadas às diversas obras que criou. Ele se atreveu a pensar em notas que poderiam se misturar e se confundir com as narrativas das grandes telas e se eternizar nas recordações de cinéfilos do mundo todo, em uma linguagem universal que entra pelos ouvidos para ativar emoções.

“A música dele ultrapassa a barreira das salas de cinema. A gente lembra de várias, como as trilhas de ‘Star Wars’, ‘Jurassic Park’, ‘Superman’ e ‘Indiana Jones’. A gente escuta e logo lembra do filme, ao mesmo tempo em que relaciona estas recordações ao nosso dia a dia”. Destaca o curador.

O maestro é parceiro recorrente de Spielberg e foi responsável por algumas das mais célebres trilhas da filmografia do diretor, dentre elas estão “Os Caçadores da Arca Perdida” e “E.T. – O Extraterrestre” (1982). Williams também já trabalhou com grandes nomes de Hollywood, como Alfred Hitchcock (“Trama Macabra”, 1976), Robert Altman (“O perigoso adeus”, de 1973), Arthur Penn (“Duelos de Gigantes”, de 1976), Clint Eastwood (“Escalado para morrer”, 1975) e Brian de Palma (“A Fúria”, de 1978).

Se por um lado a seleção da mostra traz o Williams monumental de trilhas grandiosas de sagas épicas-pop, como também “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004) e “Jurassic Park” (1993), por outro, há também as composições para filmes mais intimistas e centrados em histórias de pessoas comuns, como em “As cinzas de Angela”, de Alan Parker (1999); “Stanley e Iris”, de Martin Ritt (1990); e “O turista acidental”, de Lawrence Kasdam (1988).

“É importante trazer à grande tela filmes clássicos com trilhas sonoras marcantes. Além de promover o debate sobre a importância da música no universo cinematográfico, com o propósito de discutir com o público em geral a música no âmbito das produções audiovisuais, através da produção de um catálogo com textos inéditos e organização de um debate com críticos, acadêmicos e profissionais da área da produção musical para o cinema.” Convida Rafael Bezerra.

Sobre John Williams:

Nascido em 8 de fevereiro de 1932, Nova York, John Williams é um dos compositores mais respeitados do cinema. Depois de se mudar com a família para Los Angeles, ainda criança, frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e estudou com o compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco. Depois de servir a Força Aérea, ele voltou para Nova York, em 1955, e se matriculou na conceituada Juilliard School, uma instituição especializada em artes.

Sua carreira começou como orquestrador para grandes compositores, em filmes como “Quanto mais quente melhor” e “Se meu apartamento falasse”, além de participar como músico em diversas trilhas sonoras, nem sempre creditado. A sua versatilidade foi marcante e o permitiu transitar em diversas funções, desde pianista até arranjador e condutor. Sua primeira trilha de destaque como compositor foi “O Vale das Bonecas”, que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. Depois vieram outras obras distinguidas por seu trabalho, como o filme-catástrofe “O destino de Poseidon” e “Um violinista no telhado” que rendeu seu primeiro Oscar. Seus trabalhos mais recentes são as séries “Jurassic World: Acampamento Jurássico” e “Star Wars: The Bad Batch”.

Programação completa:

1º Semana

Dia 03/02 – Quinta-feira

19h – O destino de uma paixão (Jane Eyre, 1970, 110min, 16 anos)

Dia 04/02 – Sexta-feira

19h – Duelo de gigantes (The Missouri Breaks, 1976, 126min, 14 anos)

Dia 05/02 – Sábado

16h – Esqueceram de mim (Home Alone, 1990, 103min, Livre) – Sessão presencial e Online

19h – Jurassic Park (1993, 126min, Livre)

Dia 06/02 – Domingo

16h – Como roubar um milhão de dólares (How to Steal a Million, 1966, 123min, 14 anos)

19h – Trama macabra (Family Plot, 1976, 120min, 14 anos)

2º Semana

Dia 08/02 – Terça-feira

SESSÃO ESPECIAL ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS DE JOHN WILLIAMS

19h40 – Guerra nas Estrelas: o Império contra-ataca (Star Wars: The Empire Strikes Back, 1980, 124min, Livre)

Dia 10/02 – Quinta-feira

18h – As bruxas de Eastwick (The Witches of Eastwick, 1987, 119min, 14 anos)

19h – CURSO online Trilha para cinema e a obra de John Williams, com Tomaz Alves Souza

Dia 11/02 – Sexta

18h40 – Um violinista no telhado (Fiddler on the Roof, 1971, 181min, 14 anos)

Dia 12/02 – Sábado

16h – Tubarão (Jaws, 1975, 124min, 14 anos)

19h – O destino do Poseidon (The Poseidon Adventure, 1972, 118min, 12 anos)

Dia 13/02 – Domingo

16h – Stanley & Iris (1990, 104min, 14 anos)

19h – Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban, 2004, 142min, Livre)

3º Semana

Dia 17/02 – Quinta-feira

18h – O perigoso adeus (The Long Goodbye, 1973, 112min, 14 anos)

20h – DEBATE online com Tomaz Alves Souza, Luiza Alvim e mediação de Rafael Bz

Dia 18/02 – Sexta-feira

19h – Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha, 2005, 145min, 14 anos)

Dia 19/02 – Sábado

19h – Superman: o filme (Superman, 1978, 143min, Livre) – Sessão presencial e Online

Dia 20/02 – Domingo

18h – JFK – A pergunta que não quer calar (JFK, 1991, 205min, 14 anos)

4º Semana

Dia 24/02 – Quinta-feira

19h – E.T. – O Extraterrestre (E.T. the Extra-Terrestrial, 1982, 115min, Livre) – sessão inclusiva: libras, audiodescrição e legenda descritiva (filme dublado)

Dia 25/02 – Sexta-feira

19h – O turista acidental (The Accidental Tourist, 1988, 121min, 14 anos)

Dia 26/02 – Sábado

16h – Os cowboys (The Cowboys, 1972, 131min, 14 anos)

19h – Os caçadores da arca perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981, 115min, Livre)

Dia 27/02 – Domingo

16h – As cinzas de Ângela (Angela’s Ashes, 1999, 145min, 14 anos)

19h – Guerra nas Estrelas: o Império contra-ataca (Star Wars: The Empire Strikes Back, 1980, 124min, Livre)

Dia 01/03 – Terça-feira

16h – Sleepers – A vingança adormecida (Sleepers, 1996, 147min, 14 anos)

19h – Drácula (Dracula, 1979, 109min, 12 anos)

Dia 02/03 – Quarta-feira

19h – Escalado para morrer (The Eiger Sanction, 1975, 129min, 14 anos)

Dia 03/03 – Quinta-feira

19h – A Fúria (The Fury, 1978, 118min, 14 anos)

Dia 04/03 – Sexta-feira

19h – O massacre de Rosewood (Rosewood, 1997, 142min, 14 anos)

Serviço: Mostra “Sonora: John Williams”

Data: De 3 de fevereiro a 4 de março de 2022

Local: Cinema do CCBB Brasília

Endereço: Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22

Entrada franca

Ingressos: eventim.com.br

Curso online “Trilha para cinema e a obra de John Williams” com Tomaz Alves Souza

Data: 10 de fevereiro (terça), às 19 horas

Curso ministrado via plataforma Zoom, com inscrições no site Eventim

Tanto o curso quanto o debate contam com tradução em Libras.

Debate online com Mateus Alves, Luiza Alvim e mediação de Rafael Bezerra

Data: 17 de fevereiro (quinta), às 20 horas

Transmissão via Redes Sociais do CCBB, e Youtube do Banco do Brasil

Com Tradução em Libras

Sessão presencial e inclusiva de “E.T. – O Extraterreste”

Data: 24 de fevereiro (quinta), às 19 horas

Exibição em cópia dublada, com Libras, Audiodescrição e Legenda Descritiva

Instagram e Facebook: @sonorajohnwilliams

Confira as normas de visitação e segurança referentes à COVID-19 no site www.bb.com.br/cultura e na emissão do ingresso.

Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail [email protected]