Fazer intercâmbio após os 40 anos não é mais novidade. Atualmente, cerca de 8% das pessoas que vivem a experiência de estudar e trabalhar fora do país estão nessa faixa etária.
Fazer intercâmbio é uma experiência que todo mundo deveria passar, não importa o lugar, a idade, nem o objetivo. Conhecer uma cultura totalmente diferente é tão importante quanto estudar. Quando se tem uns 20 e poucos anos, a experiência fica limitada a depender dos pais ou juntar, por um tempo, o dinheiro do estágio. Mas quando se tem a partir de 40, a experiência pode ser melhor.
Segundo o professor universitário Marcelo Neves, atualmente em intercâmbio na Austrália, não existe idade para estudar fora do país. “Chega a ser mais proveitoso você já ter uma bagagem de vida, ter mais idade e conhecimento. Isto lhe proporciona mais segurança nas escolhas do cotidiano. Todo o aprendizado de vida que você já tem lhe agrega um valor enorme e isto lhe permite desfrutar melhor tudo que você passa a receber nesse novo empreendimento pessoal”, afirma o intercambista de 53 anos.
O fato de já ter experiência com a vida, independência financeira e maturidade, ajuda a desfrutar melhor o lugar. Atualmente, existem programas voltados para esse público que fornecem aperfeiçoamento de idioma, mochilão e trabalho.
O diretor da World Study, Paulo Silva, destaca que os países mais procurados são os mesmos que das outras faixas etárias e que existem programas específicos para esse público, como intercâmbio para professores, World Trip e cursos de idiomas. “Na agência, do total de pessoas que fazem intercâmbio, 8% têm mais de 40 anos, e os países mais procurados são Canadá, Estados Unidos e Austrália”, relata.
Muitos que passaram dos 40 anos estão no auge da carreira profissional, e isso significa que é o melhor momento para enriquecer o currículo e fazer networking.
“O que me motivou a estudar e viver outra língua, no meu dia-a-dia, foi a necessidade de me aperfeiçoar em uma língua estrangeira, necessária para o meu PhD”, destaca Neves, ao falar sobre sua ida para a Austrália.
Sobre a World Study – Em 1998, um grupo de entusiastas do intercâmbio cultural e ex-intercambistas, com mais de dez anos de experiência acumulada nesse segmento de mercado, resolveu unir forças para propiciar crescimento cultural, acadêmico e social às pessoas que compartilhavam este entusiasmo. Nasceu, então, a World Study Educação Intercultural que, por meio do intercâmbio, entendido como uma ferramenta educacional, oferece as mais diversificadas opções de experiência internacional (intercâmbio) e um atendimento diferenciado, baseado no aconselhamento individualizado e na adequação do programa ao perfil de cada aluno. Atualmente, a empresa possui unidades em todas as regiões do Brasil e bases no exterior.
Praças em que a World Study está presente:
AMAZONAS
CEARÁ
DISTRITO FEDERAL
ESPÍRITO SANTO
GOIÁS
MATO GROSSO
MINAS GERAIS
PARANÁ
RIO DE JANEIRO
● RIO DE JANEIRO (CENTRO) – RJ
● RIO DE JANEIRO (IPANEMA) – RJ
● RIO DE JANEIRO (TIJUCA) – RJ
RIO GRANDE DO SUL
● PORTO ALEGRE (CRISTÓVÃO) – RS
SANTA CATARINA
SÃO PAULO
● SÃO PAULO (ALTO DA LAPA / VILA LEOPOLDINA) – SP
● SÃO PAULO (AV. PAULISTA) – SP
● SÃO PAULO (CHÁCARA SANTO ANTÔNIO) – SP
● SÃO PAULO (VILA MARIANA / SANTA CRUZ) – SP
SERGIPE
BASES NO EXTERIOR:
BRISNABE (Austrália)
SYDNEY (Austrália)
DUBLIN (Irlanda)