Música no Museu prossegue nas comemorações de seus 25 anos em 2022 apresentando, mês a mês, a partir de novembro e até abril de 2023 “Os Imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais”, enfatizando a rica produção musical clássica brasileira e, no contraponto, exaltar a música clássica mundial.
Os concertos gratuitos acontecem em espaços culturais do Rio de Janeiro, de São Paulo e em Viena na versão Música no Museu Internacional. No programa, homenagens a Villa-Lobos, é claro, mas também ao Padre José Mauricio, Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, Pixinguinha, Ary Barroso, Radamés Gnattali, Guerra Peixe, Jacó do Bandolim, Waldir Azevedo, chegando a Tom Jobim, um misto de clássico e popular, entre outros. E no contraponto gênios internacionais como: Bach, Beethoven, Chopin, Händel, Vivaldi, Tchaicowsky, Rachmaninoff; Satie, Newkomn e Gershwin, também entre outros apresentados por musicistas de grande expressão nacional e internacional.
Mas na programação de novembro, além dos grandes nomes, são destaques o 5 de novembro comemoração
do Dia Nacional da Cultura, além do encerramento das comemorações dos 200 anos da Independência trazendo de Viena o músico Herbert Lindsberger (viola) com a sua Academia Leopoldina tocando obras de Mozart e Schubert.
Os concertos, serão complementados por palestras sobre a história da música brasileira, seus compositores e suas composições e também sobre a música na história da humanidade e seus autores mais famosos.
Paralelamente ao festival acontecerá o RioWindsFestival, que vem sendo realizado há vários anos no mês de
novembro e conta a participação de expressivos nomes de instrumentos de sopros do Brasil e exterior com a
Curadoria do Oboista Harold Emert.
Colunismo Social
Cultura
Música
Rio de janeiro
Musica no Museu apresenta “Os imortais da Música Brasileira e os Gênios Internacionais”
- by Luiz Claudio
- outubro 28, 2022
- 0 Comments
- 197 Views