GDF

No dia mundial do turismo Administração do Plano Piloto ressalta sua importância para a capital

O dia foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência pertencente à ONU, para celebrar o dia Mundial do Turismo, que se deu em 27 de setembro de 1970. A data, além de celebrar a importância do turismo, que é um valioso setor da economia brasileira, ressalta sua importância na movimentação da economia da nossa capital, que gerar milhares de empregos, não apenas no Distrito Federal, mas em todo o país.

A Administração vem trabalhando incansavelmente, juntamente com sua Diretoria de Obras, programa GDF Presente, Secretaria de Obras e Novacap, visando o restauro de monumentos importantes para a capital, bem como a limpeza e a revitalização de espaços públicos. “O objetivo dessa data é contribuir com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos, além de sua importância para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação dos horizontes culturais da comunidade em geral”, disse o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

Essas benfeitorias beneficiam não apenas a comunidade do Plano Piloto, mas também as populações de outras Regiões Administrativas, além é claro, dos turistas que diariamente visitam a região do Plano Piloto, que é um grande atrativo.  Isso fomenta a recepção de viajantes e pode beneficiar, por extensão, a população que vive em áreas ou cidades turísticas.

A prática do turismo permite o conhecimento de novos lugares, o contato com culturas diferentes e a imersão em contextos sociais que destoam daqueles com o quais estamos habituados, contribuindo, em muito para a formação e desenvolvimento pessoal.

Estudos recentes mostram como essa prática tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que o turismo envolve tanto os estabelecimentos e serviços diretamente associados a ele, como de hotelaria e transporte, quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas.

Cidade turística pet friendly

Brasília se tornou neste ano de 2023 uma cidade turística pet friendly, ou no bom português, amiga dos animais. Por conta da Lei nº 7.225/2023, sancionada pela vice-governadora, Celina Leão e que coloca a capital federal nesta seara, visando a valorização do bem-estar animal, o incentivo da convivência entre seres humanos e animais nos locais públicos e privados, respeitadas as especificidades de cada um.

Capital do Rock

Nossa amada Brasília também se tornou Capital do Rock, oficializada pelo Decreto nº 42.074, assinado pelo governador Ibaneis Rocha. O estilo musical foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF, pela Lei Distrital nº 5.615. E a rota turística da capital da República conta com mais de 40 pontos que contam parte da história do gênero musical.

Turismo Internacional

Os atrativos turísticos do Distrito Federal (DF) bateram a marca de 982.256 visitações durante todo o ano de 2022. Os dados foram divulgados pelo Observatório de Turismo do ano passado, que mostram que o atrativo mais visitado foi o Templo Legião da Boa Vontade, com 509.671 visitas. O número de turistas internacionais no DF também chama a atenção. Segundo o Ministério do Turismo, Brasília recebeu, de janeiro a maio deste ano, 18.354 turistas estrangeiros, número quase três vezes maior que no mesmo período do ano passado.

Texto: Daniela Uejo
Fotos: Emanuelle Sena

Sair da versão mobile