Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
Além do Dia do Trabalhador , que vou lembrar, aqui, com mais detalhes, o Dia Primeiro de Maio, comemorado na última quarta-feira, tem outras datas que lembram de fatos históricos, ocorridos no Brasil e no mundo.
Em relação à história do Descobrimento da América, Cristóvão Colombo apresentou, no dia primeiro de maio de1486, à rainha Isabel I de Castela, seus planos para uma rota ocidental para as Índias.
Foi no dia primeiro de maio de 1500, por exemplo, que Pedro Álvares Cabral tomou posse da Ilha de Vera Cruz, batizada mais tarde de Brasil, em nome de Dom Manuel II, rei de Portugal.
Em primeiro de maio de 1625, a Armada luso-espanhola da Jornada dos Vassalos reconquistou Salvador, na Bahia que havia sido invadida pelos holandeses.
Em 1807, primeiro de maio, a Lei do Comércio de Escravos foi abolida, no Império britânico.
Em 1865, aconteceu, no dia primeiro de maio, a assinatura do Tratado da Tríplice Aliança pelo Brasil, Argentina e Uruguai.
No dia primeiro de maio de 1900, o histórico Barão do Rio Branco, grande diplomata brasileiro, obteve, da Comissão de Arbitragem, em Genebra, na Suíça, a concessão do território do Amapá, disputado pelo Brasil e pela França. E, o território foi incorporado ao Estado do Pará, com o nome de Araguari.
Finalmente, no dia primeiro de maio de 1886, em Chicago, trabalhadores, que produziam em péssimas condições, fizeram greve, foram às ruas, protestaram e passaram a reivindicar a redução da jornada de trabalho, de 12 horas para 8 horas por dia.
Essa data tornou-se símbolo da luta pelos direitos trabalhistas. Mas, na Europa, ela só foi reconhecida em 1890.
No Brasil, os primeiros movimentos de trabalhadores da indústria surgiram, no Rio de Janeiro e em São Paulo, no início do século XX.
O Movimento Operário no Brasil surgiu em 1910.
O presidente Arthur Bernardes adotou o Dia Primeiro de Maio, como feriado, em celebração ao trabalhador, de acordo com as comemorações realizadas no mundo inteiro.
No seu primeiro e no seu segundo governo, Getúlio Vargas valorizou a data. E, passou a promover, oficialmente, as festas para os trabalhadores.
A Consolidação das Leis do Trabalho foi anunciada por Getúlio no dia primeiro de maio de 1943.
Vargas também escolheu a data para instituir, em primeiro de maio de 1941, a Justiça do Trabalho.
Atualmente, as centrais sindicais promovem as festas pelo Dia Primeiro de Maio em todas as capitais do Brasil.
É o primeiro dia de um mês que também nos traz recordações da infância, do Dia das Mães, Nossa Senhora e da Abolição da Escravatura.