O manuscrito de uma idosa que viajou pelo Brasil
Cultura

O manuscrito de uma idosa que viajou pelo Brasil

Dia 1 de outubro é Dia Internacional das Pessoas Idosas: conheça como um ato de atenção de uma indústria com uma consumidora da terceira idade do interior de Mato Grosso que ecoou até São Paulo e rendeu uma premiação nacional para a Marajoara Laticínios

Está intrínseco na cultura japonesa o cuidado e respeito aos idosos, visto que esses são tidos como uma fonte de sabedoria e experiência. Essa postura perante à terceira idade garante que ela envelheça com dignidade, não só em relação à saúde física, mas também emocional. Foi a partir desse cuidado que uma idosinha feliz – assim ela se auto intitula – recebeu uma surpresa inesperada após compartilhar seus sentimentos através de uma carta manuscrita que viajou mais de 800km, do interior do Mato Grosso até Goiás, e depois abriu caminho até São Paulo.

Jáira Maria, de 68 anos, tinha uma vida agitada antes da pandemia. Dona de uma lanchonete em  um ponto turístico da Chapada dos Guimarães, a 60 km de Cuiabá, gostava de conversar com seus clientes e ficou depressiva após o fim deste ciclo com o fechamento do seu negócio por conta da crise sanitária. Nesse momento, adquiriu o hábito de escrever cartas como consumidora para elogiar produtos que consumia em sua rotina.

Uma destas cartas chegou à Marajoara Laticínios, com sede em Hidrolândia, no interior de Goiás e há mais de 30 anos no ramo alimentício. A mensagem da idosa ecoou e conquistou a simpatia da direção da indústria. “Ao ler a carta, a gente sentiu a sinceridade nas palavras da dona Jáira. O carinho que  ela demonstrou  com a marca e a forma simples que usou para entrar em contato conosco nos tocou” disse Vinícius Junqueira, diretor de marketing da marca.

Assim, o diretor convidou os influenciadores digitais e embaixadores da marca nas redes sociais, Fabrízio Vilarinho e Vandim Duarte, para irem pessoalmente agradecer a cliente tão fiel e fazer uma surpresa. A cobertura realizada durante a visita foi publicada nas redes sociais da Marajoara, repercutiu na imprensa e rendeu à indústria a prata no prêmio Associação Brasileira de Marketing de Dados 2024 na categoria Digital Marketing em Redes Sociais. A cerimônia aconteceu em São Paulo, e homenageou a ação da empresa em prestar a atenção e cuidado que dona Jáira merecia. “Eu sou alegre, mas hoje eu estou mais ainda por receber a visita de vocês”, disse a idosinha, emocionada, durante a visita. Na oportunidade, a família de dona Jáira compartilhou com os embaixadores da Marajoara que a idosinha vinha passando por um processo depressivo após a pandemia e a visita certamente era um gesto muito importante para seu bem-estar emocional.

“Esse foi um ato simbólico, mas de muito valor para a Dona Jaíra e para nós também, e que vai além da relação produto-cliente. Ele mora também no cuidado e atenção que todos devem ter com a terceira idade. O reconhecimento do ABEMD 2024 foi importante para ampliar essa ação, espero que sirva de inspiração para outras marcas”, diz Vinícius. Além do obrigado pela carta, a equipe levou vários mimos que ela pedira como presente, e ainda fez questão de degustar a receita de canjica que ela mencionou na carta.