Professores assumem novas posturas para acompanhar as transformações do mundo, preparando as crianças para serem autônomas e desenvolverem suas potencialidades
O dia 15 de outubro foi a data escolhida por D. Pedro I para oficializar o ensino educacional elementar no Brasil, reconhecendo o professor como um profissional de direitos trabalhistas. Sendo uma das profissões mais antigas do mundo, ser professor é uma grande responsabilidade, mas seu papel tem se transformado ao longo do tempo.
Há algum tempo, a imagem do professor-padrão, restrito a quatro paredes, lecionando para turmas lotadas, tem sido gradativamente desconstruída. Nesse novo tempo, nos deparamos com a preocupação de se transformar a rotina da sala de aula, buscando novas metodologias para motivar o engajamento dos aprendizes e resgatar a curiosidade como maior impulsionadora da aprendizagem. Na escola infantil Ideaah, esta já é uma prática cotidiana, centrada, sobretudo, na personalização de metodologias para atender aos diferentes estilos de pensamento e de processos de aprendizagem das crianças.
“Aqui, no Ideaah, nosso foco é a criação de uma diversidade de estímulos, direcionados aos diferentes tipos de personalidades. Além se seguirmos uma lógica específica para cada criança, respeitando sua evolução, ritmo e curiosidade, também as levamos a explorar diferentes ambientes, tendo o professor atuando muito mais como um facilitador ou tutor do que por alguém que só deposita conteúdos fragmentados em caixinhas desconectadas. As crianças desbravam, exploram, descobrem e reinventam, a partir de suas próprias perspectivas, expressando aquilo que aprendem na forma de habilidades”, explica a doutora em Educação, Olzeni Ribeiro, educadora há mais de 40 anos.
Vale destacar que o professor não é apenas aquele que ensina a ler ou a fazer cálculos, mas também aquele que auxilia a formação de seres humanos plenos em suas potencialidades. É ele quem interage ativamente nos ambientes de convívio das crianças, fazendo com que elas consigam assimilar os seus próprios processos de produção de conhecimento de mundo. No Ideaah, o papel do professor transcende o papel de educador para se tornar o principal fomentador das potencialidades de cada criança. O Ideaah é uma escola que compreende que todo pequeno ser tem um talento que deve ser estimulado e aprimorado.
“Nosso propósito é preparar as crianças de forma direcionada e especializada. Todas são especiais e têm algo a oferecer. Basta que as orientemos ao autoconhecimento, fortalecendo sua autoimagem e formação de identidade, para que cada uma se descubra e trabalhe isso de forma positiva”, lembra-nos a Dra. Olzeni.
“O dia do professor passa a ter um significado muito especial para nós, do Ideaah. Além de nutrirmos um imenso orgulho da nossa equipe pelo cuidado e intensa dedicação ao bem-estar das crianças, ainda identificamos os brilhantes resultados que cada uma tem apresentado, tornando, este, um dia de grandes conquistas”, finaliza Olzeni.
Conheça mais sobre a Ideaah
Endereço: SHIS QI 15 A/E B, Lago Sul, Brasília – DF
Contato: 61.3248-2448/ 99927-2670
Siga no Instagram: @ideaahschool