O segredo de Glória Maria
Notícias Rio de janeiro

O segredo de Glória Maria

Por  Fernando Peregrino  –  Presidente do CONFIES,  diretor da COPPETEC e ex-presidente da Faperj. 
  Qual o segredo guardado por Glória Maria?  Um dia, em 1993, jantei com ela e amigos em Nova York
   Na época eu presidia a Faperj, era o governo Brizola, estava em tratativas nos EUA para montar o seminário internacional Mídia e Violência Urbana que faria em setembro daquele ano. Exibiria, também ,  nele o documentário proibido Além do Cidadão Kane” do Channel Four. 
  O documentário era uma crítica ao exacerbado poder do Roberto Marinho (sua TV Globo),  que Brizola responsabilizava pelo aumento da violência na sociedade. 
  Fomos, então, a Nova York conversar com os possíveis participantes, como o correspondente e jornalista Argemiro Ferreira e, também, uma organização que estudava o fenômeno da violência, a Policie Foundation.
 Depois de um dia de trabalho, um colega do governo, cujo trabalho era promover o Estado do Rio de Janeiro, e que me deu grande apoio, me convidou: – Peregrino, hoje vamos jantar com a jornalista Glória Maria, da TV Globo. Você topa?   Da TV Globo? Pensei….exótico…mas, fomos.  Éramos quatro pessoas. Muito papo. No meio dessa conversa, como não poderia deixar de ser, eu comentava algum aspecto da briga eterna do Brizola com Roberto Marinho.
  Glória, contrastando com o chefe dela, me diz: – Mas eu sou muito grata ao governador Brizola. Todos pararam. Ela então continuou: – Ele me salvou de uma enrascada que nunca me esqueço. Mas não posso dizer o que foi…

 Ficou o segredo até hoje! A jornalista,  ícone do jornalismo, morreu com ele. Trinta anos depois, me veio essa lembrança sobre o segredo da Glória? Que gratidão ela tinha ao governador Brizola?
Com minha admiração e respeito, Glória, que você descanse em paz!