O sonho do primeiro imóvel: o que levar em conta no momento da escolha?
empreendimento

O sonho do primeiro imóvel: o que levar em conta no momento da escolha?

A grande conquista do primeiro imóvel é um dos momentos mais importantes na vida de muitas pessoas. Para solteiros, representa independência e liberdade; para casais, simboliza o início de uma nova fase a dois. No entanto, além da emoção, do sonho realizado, essa escolha envolve planejamento e análise de diversos fatores, como localização, infraestrutura e facilidades do condomínio para garantir um investimento seguro e alinhado ao estilo de vida do comprador.

O mercado imobiliário tem acompanhado essa mudança de comportamento. Segundo uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, divulgada pela ABEFIN, os jovens ainda consideram a casa própria um grande objetivo. Fatores como o aumento do preço do aluguel e as facilidades na aquisição do imóvel influenciam diretamente essa decisão. Além disso, o estudo “Monitor de Habitação Ipsos 2025” aponta que localização privilegiada, acesso a serviços e condições facilitadas são determinantes no momento da compra. A edição de 2025 revela que compradores buscam imóveis que ofereçam praticidade e infraestrutura completa.

Na hora de escolher o primeiro imóvel, alguns critérios fazem toda a diferença. Como supracitado, a localização é um dos principais fatores, e a proximidade ao transporte público e centros comerciais pode tornar o dia a dia mais prático. Além disso, uma infraestrutura completa do condomínio é um grande atrativo, como portaria 24h, academia, salão de festas e áreas de lazer que proporcionam praticidade e qualidade de vida. A segurança também pesa na hora da decisão, já que condomínios com controle de acesso e monitoramento oferecem mais tranquilidade. Para Paulo Muniz, diretor da CONBRAL, o tamanho e o aproveitamento dos espaços também são essenciais. “Apartamentos menores, mas bem planejados, são tendências atuais, além de proporcionar funcionalidade sem abrir mão do conforto. E cada um desses pontos são fundamentais para garantir não apenas um bom investimento, mas também qualidade de vida no dia a dia”, destaca Muniz.

Oportunidades

A CONBRAL, empresa com mais de 56 anos de tradição no mercado imobiliário, tem acompanhado essas tendências e desenvolvido projetos voltados para quem busca o primeiro imóvel. Alguns exemplos são o Portal do Parque I e II, no Guará; o Quadra Parque Gama, no Gama; e o Rodrigo Muniz Residencial, em Águas Claras.

O Residencial Portal do Parque, localizado na QE 48 do Guará II, ao lado do Parque Ecológico e Vivencial Bosque dos Eucaliptos, foi projetado para oferecer modernidade e praticidade para os moradores. O Portal do Parque I, entregue em 2023, possui 76 apartamentos de 2 e 3 quartos com suíte — sendo 72 unidades convencionais (com metragens de 50,21 m² a 64,54 m²) e 4 coberturas lineares (entre 115,78 m² e 128,29 m²). O Portal do Parque II, atualmente em construção, possui 144 apartamentos de 2 e 3 quartos com suíte (com metragem de 62,6 a 63,3m² e 50,01m²), sendo 13 apartamentos Garden (com metragem de 80,70 a 158,55m² e 62,05 a 68,61m²). Ambos dispõem de 1 ou 2 vagas de garagem por unidade.

Já o Quadra Parque Gama, que está localizado no Setor Central do Gama e conta com 432 apartamentos de um e dois quartos, com suíte, varandas e garagem coberta nos seus três blocos. Com portarias com monitoramento 24h, halls fechados com acessos independentes por prumada, as unidades apresentam de 39 m² a 54 m². O residencial é um sucesso de vendas. Os dois primeiros blocos contam com 100% das unidades vendidas, enquanto o terceiro bloco, entregue em janeiro de 2025, dois meses antes do previsto, já está com 60% vendido. “O empreendimento é mais uma opção acessível para quem deseja sair do aluguel e investir no futuro”, afirma o Diretor.

Outro empreendimento recém-finalizado é o Rodrigo Muniz Residencial, entregue em março de 2025. Possui 56 apartamentos, sendo 44 deles de 2 quartos com e sem suíte (com metragem de 49,14 a 57,33 m²), 10 unidades de 1 quarto com suíte (com metragem de 34,91 m²) e duas coberturas lineares. Além disso, conta com uma localização privilegiada – próximo de supermercados, hospitais, escolas, universidades e à estação de metrô.

Paulo Muniz ressalta que a aquisição do primeiro imóvel é um passo importante para a segurança e estabilidade financeira. “O imóvel é um patrimônio que tende a valorizar ao longo do tempo. Escolher um local estratégico e com infraestrutura completa faz toda a diferença”, afirma.