Evento começa dia 23 de setembro e faz parte das ações do Setembro Verde, mês destinado à conscientização sobre a doação de órgãos. Mostra é também uma oportunidade do público conhecer o novo espaço do Pátio Brasil, com mais de 500m² dedicados a obras e oficinas de artes.
O Pátio Galeria cresceu. Agora no segundo piso do Pátio Brasil, o espaço dedicado a exposições e venda de obras de artistas renomados ganhou nova cara e vários ambientes, permitindo mostras individuais e/ou coletivas simultâneas e independentes. E uma delas será na próxima semana.
Entre os dias 23 e 27 de setembro, quem passar pelo shopping poderá conferir uma mostra fotográfica com momentos da vida de pacientes transplantados. Entre os registros estão imagens de antes e depois do transplante, mostrando o resgate da qualidade de vida dessas pessoas. A mostra faz parte do Setembro Verde e do maior evento para doação de órgãos do país, organizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Central Estadual de Transplantes (CET).
Vale lembrar que o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O país é também o segundo maior transplantador mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. Até o começo de setembro, foram realizados, somente no DF, 24 transplantes de coração, 62 de fígado, 41 de rim, 270 de córnea e sete de pele. A lista de espera para transplantes está com cerca de 930 pessoas.
Além da mostra fotográfica, no dia 27 de setembro o Pátio Brasil também receberá o jornalista Vinícius Sassine, premiado pelo trabalho ‘Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos’, publicado no Jornal O Globo, Ele falará com o público na Praça Central, tendo também como convidado um paciente transplantado de pâncreas e rins. No mesmo dia, o encerramento do Setembro Verde será com um show de Davi Ramiro, também no shopping.
Novo Pátio Galeria- Além de galeria com exposições temporárias e vendas de pinturas sobre tela, aquarelas, gravuras, desenhos, fotografias, reproduções em Fine Art, esculturas, objetos, instalações e outras manifestações artísticas, o Pátio Galeria é também um espaço para palestras, debates sobre arte e cultura, cursos, workshops, ateliês compartilhados e co-art.
Administrado pelas artistas visuais empreendedoras Malu Perlingeiro, Socorro Mota, Stella Lopes e Théa Sisson, o espaço também conta com uma programação movimentada, com performances, rodas de poesia, pequenas apresentações musicais e de dança. Os eventos são divulgados pelo instagram @patiogaleria2019 e há liberdade para que artistas e gente criativa da cidade proponha dinâmicas e atividades também. Um grande espaço multifuncional e polivalente, voltado para a arte e cultura.
Hoje, o espaço já tem pinturas, fotografias, gravuras e esculturas expostas de artistas como Antonio Poteiro, Athos Bulcão, Lourenço de Bem, Akimi Watanabe, Veruska Lacroix, Ernesto Souza, Fernando Rabuja, Carlos Wolfgram e Valmir Cândido.