A Perfect Flight, empresa especializada em pulverização de precisão, se destaca por seu software inovador que previne desperdícios e reduz os danos do uso de produtos químicos na natureza
A Perfect Flight entrou para o ranking das 10 principais empresas agrícolas sustentáveis da América Latina em 2023 pela revista AgriBusiness Review. A agtech brasileira é especializada em pulverização de precisão e se destaca no mercado devido ao seu “sistema revolucionário”, conforme descreve a revista.
Sendo considerada uma das principais representantes do setor, a publicação visa divulgar soluções inovadoras para garantir um futuro viável para as empresas da área — frente ao cenário atual de mudanças climáticas, degradação do solo e esgotamento de recursos.
Uma das principais dificuldades enfrentadas por muitos agricultores que utilizam aplicações aéreas de defensivos, é a deriva química. Ao ser desviada dos alvos pretendidos, ela representa riscos de contaminação em áreas sensíveis e ao meio ambiente ao redor, como rios, lagos, habitats de animais e, até mesmo, escolas e comunidades vizinhas.
Diante deste cenário, o sofisticado software da Perfect Flight permite o mapeamento de zonas sensíveis, protegendo-as contra a dispersão não intencional de produtos químicos. Com uma abordagem proativa, seu sistema garante que as áreas críticas não sejam afetadas pelos produtos, minimizando o impacto ambiental sem interferir na produtividade da produção agrícola.
Segundo Leonardo Luvezuti, diretor de negócios da Perfect Flight, a plataforma desenvolvida capacita os usuários a examinar vários aspectos de suas aplicações aéreas, incluindo rastrear a quantidade de produto utilizado e a taxa de fluxo, o trajeto do voo seguido e identificar áreas potenciais para melhorias — representando um aprimoramento adicional no desempenho da aplicação.
Para além da preocupação ambiental, a atuação do sistema da Perfect também prevê a manutenção da precisão durante o processo de pulverização e a garantia da uniformidade na distribuição dos produtos químicos — evitando armadilhas de superaplicação ou cobertura irregular. Dessa forma, a plataforma permite um cálculo muito mais preciso da quantidade de produtos químicos, reduzindo desperdícios e resultando em colheitas mais saudáveis, com um maior rendimento.
Para exemplificar como o uso do sistema da Perfect Flight apresentou melhorias notáveis nas práticas de aplicação aérea, destaca-se o trabalho com o SLC, um dos maiores produtores de grãos e fibras do Brasil. A partir da plataforma, a empresa adquiriu a capacidade de monitorar e otimizar de perto as aplicações aéreas em fazendas especializadas na produção de soja, algodão e milho. Ao tornar a plataforma obrigatória em suas operações, a empresa viu uma transformação em suas práticas, não só melhorando a produtividade, mas também sendo capaz de cumprir as rigorosas regulamentações locais.
Após o grande sucesso com a SLC, a Perfect Flight expandiu seus serviços para o exterior, fechando uma parceria com a Raízen, maior produtora de açúcar e etanol da América do Sul. “A nossa plataforma permite que as equipes de agricultura de precisão da Raízen desenvolvam mapas de voo ambientalmente responsáveis e comparem as tarefas planejadas com os trabalhos executados”, afirma o diretor.
Já na primeira temporada de implementação, a Raízen viu um aumento de 25% de melhoria nos indicadores-chave de desempenho, os incentivando a adotar a solução em várias usinas. A partir destes exemplos, a Perfect Flight preenche a lacuna de muitas necessidades que, atualmente, não são atendidas na prática moderna de agricultura. “Estamos prontos para enfrentar esse desafio, abrindo caminho para um futuro agrícola mais sustentável e eficiente”, conclui
Leonardo Luvezuti.