Prefeito de Uberlândia articula em Brasília implantação do Samu e novas UPAs na cidade
Fala Prefeito

Prefeito de Uberlândia articula em Brasília implantação do Samu e novas UPAs na cidade

O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, esteve na segunda-feira (14) em Brasília para avançar nas tratativas com o Ministério da Saúde para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no município. Ele foi acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, e pela secretária de Gestão Estratégica, Lívia Mendes de Paula.

Prefeito Sérgio Ferreira com equipe da reunião

A comitiva se reuniu com assessores do ministro da Saúde, Fernando Padilha, e com o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Nilton Pereira Junior. O encontro dá sequência às reuniões realizadas anteriormente em Uberlândia, com foco na ampliação da rede de urgência e emergência na cidade.

Segundo o prefeito, o objetivo é garantir o apoio do governo federal e estadual para viabilizar a estruturação do Samu em conjunto com o Siate, otimizando o atendimento emergencial no município. “Atualmente, o orçamento da saúde já está comprometido, e para manter e ampliar os serviços, precisamos do suporte das outras esferas de governo”, destacou Paulo Sérgio.

O chefe do Executivo, realizou uma nova reunião na terça-feira (15), em Uberlândia, que avaliou quais Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) poderão ser adaptadas para acolher pacientes encaminhados pelo Samu.

Durante o encontro em Brasília, também foi discutida a possibilidade de financiamento para a construção da UPA Oeste, no bairro Monte Hebron. A Prefeitura pleiteia um investimento de R$ 8 milhões por parte do Ministério da Saúde. Além disso, foi solicitada a liberação do Teto MAC, que permitirá ao município arcar com a mensalidade do Cistri (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Triângulo Norte).

As articulações para a implantação do Samu e das UPAs começaram em janeiro, no início da atual gestão. Em março, Uberlândia recebeu uma visita técnica da coordenação-geral de urgência do Ministério da Saúde, ocasião em que foi apresentado o projeto da UPA Leste, que será construída no bairro Morumbi, além de uma visita ao terreno da obra e a uma das UAIs da cidade.

A agenda em Brasília também incluiu encontros com representantes do Cistri e da Secretaria Estadual de Saúde, além de uma visita técnica ao Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate).

Texto: Isabel Almeida