Bisneta do escritor russo Nikolai Leskov, Tatiana Leskova , 96 – naturalizada brasileira- será a grande homenageada no Prêmio Cesgranrio de Dança, nesta terça, dia 21 de maio.
A solenidade, presidida por Carlos Alberto Serpa ( idealizador ), será dirigida por Leandro Bellini, que também assina o roteiro.
O troféu Mercedes Batista (que será entregue aos vencedores) leva o nome da primeira bailarina brasileira negra do Teatro Municipal. Cada uma das seis categorias ganhará R $ 12 mil.
Filha de descendentes da aristocracia imperial que fugiram da Revolução de 1917, Tatiana exilou -se com os pais em Paris e aos 13 anos já dançava.
No início dos anos 40, ela viajou com a companhia de dança em que trabalhava para uma temporada na América do Sul. Conheceu o aristocrata brasileiro e industrial Luís Honold Reis e se apaixonou. A relação durou 40 anos, embora os dois nunca tenham se casado.
No Rio, ela atuou no Golden Room do Copacabana Palace, no Balé do Teatro Municipal e formou grandes profissionais através de sua academia de balé, em Copacabana.