Príncipe Philip visitou Brasil no fim da década de 1960
Colunismo Social

Príncipe Philip visitou Brasil no fim da década de 1960

Marido da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II, faleceu de causas ainda desconhecidas nesta sexta-feira, aos 99 anos

O príncipe Philip, marido da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, faleceu nesta sexta-feira, 9, aos 99 anos. Apesar de ter confirmado a morte, o Palácio de Buckingham ainda não informou a causa.

“A partir desta data, iniciou-se um período de luto nacional que se estenderá por 8 dias até a manhã do funeral”, diz a nota. “Durante esse período, o governo emitirá orientações para o público, organizações e empresas para a respeitar o período de luto”.

Duque de Edinburgo, ele era conhecido como um homem discreto. Junto da rainha, o príncipe Philip esteve no Brasil em 1968, quando o país ainda vivia sob a Ditadura Militar. O casal esteve em Campinas, no interior de São Paulo, e, entre outras coisas, visitou o Instituto Agronômico e uma fazenda.

A rainha e o príncipe desembarcaram no aeroporto de Viracopos, no dia 7 de novembro daquele ano. Eles foram recebidos pelo então governador de São Paulo, Abreu Sodré, e o prefeito Ruy Novaes.

De acordo com o Correio Popular, no Instituto Agronômico de Campinas, Elizabeth II recebeu uma placa de ouro, viu mais de três mil orquídeas, plantas e frutos tropicais, no meio de uma grande multidão em polvorosa.

Já na Fazenda Experimental Santa Eliza, o secretário de Agricultura do estado, Herbert Levy, falou sobre as culturas em produção no estado à rainha e ao príncipe Philip. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, eles pernoitaram na Estância Santa Eudóxia naquela noite.

A realeza também é conhecida pela criação de gado leiteiro. Anos atrás, por conta da alta dos custos de produção e do baixo preço do leite, Elizabeth II decidiu ajustar o rebanho, vendendo algumas das vacas ayrshire, que na época somavam cerca de 300 cabeças.