Oficinas

Projeto gratuito oferece aulas de produção musical e fonográfica

Para as pessoas que sempre quiseram saber mais sobre tudo que envolve o mundo da música, aprendendo com um produtor musical experiente, o projeto Produção Musical, Gravando uma Música do Início ao Fim, está com as inscrições abertas. A iniciativa tem como objetivo a realização de oficina prática de processos de produção musical e fonográfica, que vai preparar os participantes para o lançamento de produtos musicais (singles, EPs e álbuns). Serão 30 alunos e 162 horas-aulas, com atividades de produção de singles de 3 artistas do DF.

Segundo os organizadores, os novos produtores musicais estarão aptos a ingressar no mercado profissional de gravação, mixagem e masterização. Durante o treinamento, os aprendizes terão a oportunidade de realizar a produção de três músicas dos artistas do DF, sob a orientação do compositor, professor e produtor musical, Jota Dale.

Segundo Jota, o curso vai de encontro a uma lacuna importantíssima no tecido cultural do DF: a formação artística e técnica adequada de produtores fonográficos, engenheiros e técnicos de som. “O curso destina-se a três turmas de 10 aprendizes cada, preferencialmente de baixa renda, que além de terem acesso ao curso, receberão um subsídio diário condicionado à presença e pontualidade, com a finalidade de evitar a evasão e proporcionar aos participantes condições financeiras para transporte e alimentação nos dias de aula”, explica.

O produtor contará ainda com a colaboração de seu parceiro de trabalho e sócio, Alan Pinho, também produtor, e engenheiro com sólida formação e extensa experiência no mercado musical.

Gravação do single
Os três artistas do Distrito Federal, selecionados através de chamamento público, terão a oportunidade de gravar uma música no contexto do curso, gratuitamente, servindo como base para as atividades pedagógicas.

Os critérios para a escolha levarão em conta a diversificação das sonoridades, de forma a contemplar uma parcela representativa do panorama sonoro do DF, e os aprendizes serão responsáveis por realizar todas as etapas da produção das faixas musicais, sob a orientação de Jota.

“Faremos a pré-produção completa, gravação, edição, mixagem e masterização. Para esta última etapa, teremos a participação de Bruno Giorgi, que desenvolveu um método de masterização remota, conectando dois estúdios em localidades diferentes via internet, permitindo que o ambiente de trabalho seja compartilhado por ambos como se estivessem vendo a mesma tela do computador, e ouvindo o mesmo som através dos monitores de audio de ambos os estúdios”, explica o produtor.

Para finalizar, Jota diz esperar que os aprendizes encontrem oportunidades de trabalho como produtores musicais, técnicos de som, auxiliares e assistentes de áudio, além de qualificar os processos de pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização no Distrito Federal – inclusive nos casos em que o aprendiz seja ele próprio artista integrante do coletivo, grupo ou banda a ser produzido.

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita, de 20 de junho a 30 de julho, e o resultado será divulgado em 10 de agosto, por meio do link disponível na bio do Instagram: @umsingledoinicioaofim .
Mais informações pelo e-mail: gravando.inicioaofim@gmail.com .

O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura.

Sair da versão mobile