A 1a edição Casa Digital comemora impacto positivo e transformador, capacitando seus participantes e os conectando ao mercado de trabalho. 30% dos alunos foram contratados diretamente, com destaque para contratações por grandes empresas como a Elo Group e TIM. 15% dos participantes conseguiram estágio ou promoções, evidenciando o impacto na trajetória profissional. Idealizada pela agência de comunicação e marketing Trinity em parceria com o Instituto Consuelo, a iniciativa tem um forte compromisso com a inclusão, formação, transformação e a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social.
A Casa Digital, cuja primeira edição foi realizada este ano e terminou recentemente, contabiliza vários casos de sucesso, como: Yasmim Athayde Mury Mafort, que se destacou pela liderança em projetos e mentoria de colegas e foi contratada como engenheira de dados na Elo Group; Patryck Daniel Silva dos Santos, que também está trabalhando na Elo Group, na área de People Analytics; Ezequiel Morshheiser Anselmi, Douglas da Silva Ferreira, Juan de Souza Vargas Costa e Mariana Santos da Conceição Luiz, que foram contratados como engenheiros de dados pela Elo Group.
O projeto Casa Digital reafirmou seu compromisso com a transformação social e a inclusão tecnológica. Por meio de cursos práticos e adaptados, conseguiu capacitar jovens em áreas de alta demanda no mercado, conectar talentos promissores a oportunidades profissionais e estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais. Marcado pela entrega de certificados, o encerramento do projeto contou com a presença dos alunos, que apresentaram um projeto prático, demonstrando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A exibição destacou a evolução técnica e a confiança dos participantes, evidenciando o impacto positivo do módulo na inclusão digital, na preparação para o mercado de trabalho e na vida dos alunos e suas comunidades. A iniciativa visa continuar construindo pontes entre jovens talentos e o universo digital, além de criar uma geração de profissionais.
Sobre a “Casa Digital – Construindo Futuros e Transformando Vidas Através da Tecnologia”
A Casa Digital é mais do que um programa de capacitação – é um movimento que está abrindo portas e construindo futuros. O objetivo é criar, fomentar e propagar a cultura digital em suas diversas vertentes, encurtando a distância entre jovens de comunidades e o mercado de trabalho. Casa Digital acredita no poder da tecnologia como ferramenta de transformação social e, por meio de capacitação técnica e prática, preparar a próxima geração de líderes digitais. Nesta edição, o projeto beneficiou crianças, adolescentes e jovens adultos, com turmas organizadas na comunidade da Rocinha e na Tijuca, no Rio de Janeiro.
No núcleo da Rocinha, o projeto ofereceu uma formação diversificada e adaptada às diferentes idades e interesses dos participantes, com foco no desenvolvimento de habilidades práticas e na aplicação criativa da tecnologia. No “Curso Rocinha: Despertando a Criatividade e Inovação”, os conteúdos abordados foram: Montagem de hardware e sistemas operacionais, Desenvolvimento de games, inteligência artificial, robótica e modelagem 3D, além de workshops sobre criação de conteúdo digital e conceitos de robótica sem solda. Os projetos realizados foram: Helicóptero robótico – Construção e automação de protótipos com motores e luzes; Totens interativos – Criação de conteúdos para telas sensíveis ao toque, com temas como história da tecnologia e e-commerce comunitário; Instalações digitais, Projeções artísticas em telas públicas, expondo conteúdos criados pelos alunos; Simulação de comércio digital -Experiência prática de operações empresariais, incluindo atendimento ao cliente, vendas e gerenciamento de dados; Automação administrativa – Otimização de planilhas para a empresa Pizzaria Favela da Roça, com aplicação de fórmulas e melhorias na interface.
No núcleo da Tijuca, o curso em parceria com a CM Corp e o Instituto Consuelo foi estruturado para proporcionar uma base técnica sólida, focada na preparação para o mercado de trabalho. No “Curso Tijuca: Jovens Adultos”, os conteúdos abordados foram: Sistema operacional Linux – comandos, gerenciamento de arquivos e rede; Montagem e manutenção de computadores; Fundamentos de hardware e lógica de programação; Big Data e Inteligência Artificial, além de temas fundamentais da transformação digital; Noções avançadas de Excel e introdução ao HTML. Os projetos realizados foram: Diagnóstico e configuração de redes locais – Identificação e organização de cabos de rede conectados a switches, incluindo o uso de ferramentas de teste e práticas para melhoria da performance; Montagem de computadores – Práticas envolvendo montagem e desmontagem básica de PCs, reforçando o entendimento técnico de hardware; Solução de problemas no Linux – Atividades práticas para diagnóstico e resolução de problemas em redes e sistemas operacionais.
“Casa Digital” é organizada pela Trinity, agência especializada em marketing de causa, em parceria com o Instituto Consuelo, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS). A iniciativa contou com o apoio da Biblioteca Parque Rocinha C4 e o patrocínio das empresas VTEX Brasil, Qv Benefícios, Zoox, CMCORP, ZOOP, TRISCAL, Faros, GRUPO GR, CRESCERA Capital, MONEX ENERGIA e Elogroup. Segundo Fernando Oliveira, diretor-geral da Trinity e idealizador do projeto, “Nosso foco é a entrega social.” O ciclo é concluído com a contratação dos beneficiários da “Casa Digital” nos quadros das empresas incentivadoras, gerando transformação social e inclusão.