Rio Boa Praça protesta contra segregação em áreas de lazer
Rio de janeiro

Rio Boa Praça protesta contra segregação em áreas de lazer

O cientista político Everton Gomes, porta-voz do Rio Boa Praça,  encaminhou ofício  à Prefeitura do Rio com o pedido de que o município substitua as placas nos balanços para pessoas com deficiência ( PCD) em pracinhas da rua Cumplido de Santana, no Jardim Guanabara, Ilha do Governador.
As placas inapropriadas foram instaladas após uma reforma em novembro de 2020.De acordo com a foto, anexada no documento encaminhado ao Departamento de Parques e Jardins ( órgão da Prefeitura encarregado de manter as áreas de lazer), a placa diz ” Balanço para cadeirante “.
” O certo seria que a placa tivesse o símbolo universal de acesso.  A placa não atende as normas urbanísticas e essa linguagem sugere a segregação. Pedimos a substituição dessa placa, imediatamente para uma que exponha o símbolo universal de acesso.
O símbolo universal de acesso indica a acessibilidade aos serviços e identifica espaços e equipamentos acessíveis ou utilizados por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Deve ser afixado em local visível ao público em entradas, áreas e vagas de estacionamento, sanitários , áreas reservadas para pessoas em cadeiras de rodas equipamentos exclusivos para o uso de pessoas portadoras de deficiência, entre outros”- explicou Everton Gomes.