Saturnino Braga lembra dos 40 anos do PDT
Política

Saturnino Braga lembra dos 40 anos do PDT

Em quarentena, o ex-senador Saturnino Braga – que escreve livro sobre a pandemia do Covid-19 e o atual momento político brasileiro, lembrou dos 40 anos do PDT.

“Eu era senador( 1974-82) pelo extinto MDB, quando comecei a fazer contato com Brizola no exílio. Trocamos muitas mensagens. Quando houve a anistia, em 1979, Brizola voltou, após ter lançado, com outros companheiros de exílio, a Carta de Lisboa.

Eu o visitei no hotel onde estava hospedado em Ipanema, por intermédio de Cibilis Viana. Em 1980, quando o PDT foi criado, eu segui Brizola. Pois eu também estava insatisfeito no PMDB”- lembrou o ex-pedetista .

A histórica chapa de Brizola (governador), Darcy Ribeiro (vice-governador) e Saturnino (Senador) teve uma expressiva vitória, em 1982.

“Brizola conseguiu fazer do PDT um partido com voz em defesa da democracia. Ele foi muito perseguido pela ditadura militar e mesmo quando voltou ao Brasil tinha que ter precaução contra agentes do SNI e do governo americano, que ficavam espionando nas imediações do prédio em que morava, na Avenida Atlântica.

Embora esteja filiado, atualmente, ao PSB, nestas eleições eu indicarei alguns candidatos do PDT para a Câmara Municipal. Tenho saudades do Brizola, apesar de rusgas que tivemos e depois desfizemos, antes de Brizola morrer “.