Setur vai divulgar Labfaz em todos os Estados
Setur vai divulgar Labfaz em todos os Estados
Turismo

Setur vai divulgar Labfaz em todos os Estados

Secretária do Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Secretária de Turismo destaca a formação de mão de obra qualificada para o operacional dos eventos em todos os níveis e pede contratação dos profissionais qualificados nos cursos e oficinas ministrados em Brasília, apontados como pioneiros e inéditos no país.

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal está empenhada em divulgar para todos os estados brasileiros a iniciativa pioneira e inédita do Projeto Labfaz, que qualifica e capacita trabalhadores de operacional e backstage de eventos. Ao abrir a primeira mesa do Fórum dos Trabalhadores de eventos do DF, nesta segunda-feira (14), a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, disse que “temos de ser a janela do Brasil. Vamos convidar as Secretarias de Turismo de todo o país para participar deste Fórum dos Trabalhadores de Eventos do Brasil”, afirmou a titular da Setur/DF.

Vanessa Mendonça, que também é diretora da Associação Nacional dos Secretários de Turismo (Anseditur), destacou que, de produtores de eventos, empreendedores culturais e de entretenimento aos governos, municipais e estaduais, é preciso se conectar antes. Ela disse que todos os segmentos ligados ao turismo precisam conhecer a plataforma do Labfaz, “para contratar esses profissionais qualificados e gerar poder financeiro dentro da economia criativa, que envolve 53 atividades em torno do turismo”, enfatizou a gestora brasiliense.

Questionada sobre o que e como o governo pode fomentar criar emprego e renda para o segmento de eventos, Vanessa Mendonça destacou os mais de 40 projetos incentivados, apoiados e fomentados pela Setur nos últimos três anos. “O emprego e a renda só vão existir se a gente realizar. Nós temos que fazer acontecer, do pequeno ao grande evento. Não podemos parar. Mas, às vezes, é necessário dar um passinho pra trás para avançarmos”, disse a secretária.

Vanessa Mendonça ressaltou que teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de backstage e que sem esses profissionais o evento não acontece. “O Labfaz uniu as pontas. Não existe no Brasil nada igual. A criação dessa plataforma para divulgar e ampliar esse trabalho grande a profissionalização do setor. A mão de obra está pronta e preparada”, afirma a secretária de Turismo. “E não estou falando de assistencialismo”, alertou Vanessa Mendonça. “Estou falando de oportunidade. O Labfaz já preparou todo mundo. Agora é só o trade contratá-los”, concluiu.

  • Setur vai divulgar Labfaz em todos os Estados
  • Setur vai divulgar Labfaz em todos os Estados