Show Rural recebe a participação de 160 empresas de tecnologia, com recorde histórico
agro

Show Rural recebe a participação de 160 empresas de tecnologia, com recorde histórico

Assespro-PR, entidade que representa o setor de TI no Paraná, está presente no evento com programas de aceleração, networking e apoio ao Hackathon, que levará a equipe vencedora ao Chile.

O Show Rural Digital, uma das principais atrações do evento Show Rural, realizado em Cascavel, no Oeste do Paraná, até dia 9 de fevereiro, registra a participação de 160 empresas de inovação e startups do estado e de todo o Brasil, o maior número desde a sua primeira edição.

Em um espaço amplo de 4,6 mil metros quadrados, perto do portal principal de entrada do parque, os visitantes podem conferir as novidades em tecnologias  em um pavilhão especial. Destaque para os softwares que chegam prometendo soluções para os desafios do campo.

Entre as agrotechs, também estão entidades de incentivo à tecnologia no campo, como a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), que representa as empresas e startups no Estado. Em seu stand, ela oferece networking, linhas de financiamento, além de programas de aceleração, um movimento que conecta as startups com o ecossistema de inovação empreendedorismo por meio de incentivos e benefícios de impulso ao negócio.

“A Assespro-PR marca presença de forma significativa no Show Rural Digital. Nosso estado se destaca como um dos principais produtores de alimentos não apenas no país, mas do mundo, sendo referência em inovação no agronegócio em vários aspectos. Participar desse evento reflete o comprometimento da entidade com a inovação e com as empresas de tecnologia. Elas compreendem os desafios do agronegócio e desenvolvem soluções que contribuem enormemente para as atividades rurais”, destaca Almir Neves, vice-presidente de Startups da Assespro-PR.

 

Max Eocinholi, diretor comercial e Camila Agner Corazza, diretora de marketing e comunicação, representando a Assespro-PR

Entre as atrações voltadas ao mundo da tecnologia na Show Rural Digital, estão o Iguassu Valley Show, com a participação da AWS; o Fórum de TI das Cooperativas e o Hackathon, uma maratona que vai escolher as melhores soluções digitais para o campo na Feira. A equipe vencedora do hackathon será premiada com uma viagem para conhecer o ecossistema de inovação do Chile ainda em 2024. Em Santiago, os vencedores terão a oportunidade de explorar startups e empresas de TI referências em suas áreas de atuação.

“A ideia do Hackathon é promover inovação e encontrar soluções para os desafios enfrentados no dia a dia de propriedades rurais e empresas da cadeia do agronegócio. É um evento que revela novos talentos criativos e empreendedores”, destaca Josefina Gonzalez, presidente da Assespro-PR. O evento conta com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Celepar, além da própria Assespro-PR.

“O poder e o impacto da tecnologia não se limitam a um único lugar. Reconhecemos que temos excelentes iniciativas empreendedoras em todo o estado. Algumas regiões podem ter mais empresas, mas temos um estado com vocação inovadora, e estamos aqui [em Cascavel/Show Rural] para apoiar e defender os interesses de nossos associados”, comenta Neves.

Alimentando o mundo

Segundo dados do levantamento da Produção Agrícola Municipal (PAM), do IBGE, o Paraná, com sua vocação para a produção de alimentos, se destaca em diversas áreas. Cascavel, sede do Show Rural, lidera, ao lado de outros municípios, o cenário da agropecuária no Brasil. Outras cidades se evidenciam na agricultura, consolidando o estado como líder nacional na produção de cevada, feijão, mandioca e erva-mate, além de culturas como triticale e centeio.