Peregrino, que além de presidente do CONFIES, é, também, diretor da Fundação COPETTEC, da UFRJ, “a falência do MEC aconteceu por maldade do atual ministro da Economia, Paulo Guedes”.
“Paulo Guedes bloqueou, várias vezes, os recursos do MEC para as universidades e fundações. Desde o início do governo Bolsonaro, o atual ministro da Economia começou a bloquear tudo, impôs restrições ao orçamento da Ciência e Tecnologia , a cada ano. Eles poderiam pagar as bolsas de 200 mil jovens cientistas. Mas, por maldade, bloquearam . Bolsonaro sempre odiou a Educação e a Cultura, os professores, cientistas e artistas. Sempre falou mal dos pensadores e intelectuais”, afirmou o presidente do CONFIES.
Entre os pontos sugeridos, pelo CONFIES, Fernando Peregrino destaca “a necessidade de ser respeitado o Marco Legal da Inovação, aprovado no Governo de Dilma Rousseff, para flexibilizar a gestão dos projetos de pesquisas junto a empresas e órgãos públicos”.
“O governo Bolsonaro não cumpriu o Marco Legal da Inovação. O uso dos recursos para pesquisa, das empresas como a Petrobrás e Furnas , por exemplo, empresas do governo federal, estão burocratizados”, explicou Fernando Peregrino.
“Eles não sabem que, com investimentos em pesquisa, o país não precisa importar mais petróleo e gás, graças a estudos da UFRJ e de mais duas dezenas de universidades”, explicou Peregrino.
“O Brasil atrasou por muito tempo, pelo menos por quatro anos, sua independência tecnológica em saúde, na fabricação de vacinas e na produção de fontes renováveis de energia e de sistemas voltados a cidades inteligentes. Mas, estou otimista com o futuro governo e com a aceitação, pelo Grupo de Transição, das 17 sugestões elaboradas pelo CONFIES”, concluiu o pesquisador e gestor da entidade.
O Grupo de Transição aceitou os 17 pontos apresentados pelo CONFIES.
Colunismo Social
Rio de janeiro
Sugestões do CONFIES para o Grupo de Transição
- by Luiz Claudio
- dezembro 11, 2022
- 0 Comments
- 227 Views
Dezessete sugestões para “destravar” a gestão de Ciência e Tecnologia do governo Bolsonaro foram entregues pelo presidente do CONFIES – entidade que reúne 98 fundações de apoio às Instituições de Ensino e Institutos de Pesquisa Científicas e Tecnológicas de todo o Brasil -, Fernando Peregrino, ao Grupo de Transição do Governo Lula – Geraldo Alckmin.