Tecnologia e profissionalização mudam a forma de administrar condomínios
Notícias

Tecnologia e profissionalização mudam a forma de administrar condomínios

Criador da plataforma SíndicoNet, administrador destaca mudanças no setor e orienta síndicos sobre os rumos da gestão condominial no 27º Encontro dos Condomínios (Econ)

Fundador da maior plataforma de conteúdo, capacitação e serviços para condomínios do Brasil, Júlio Paim foi um dos palestrantes do 27º Encontro dos Condomínios (Econ), realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Goiânia. Pela primeira vez na capital goiana, o criador do portal SíndicoNet e cofundador do Cotei Bem — maior marketplace de cotações do setor condominial — trouxe ao público uma reflexão sobre a transformação e o novo momento do cenário condominial.

Segundo Paim, o avanço tecnológico e a profissionalização da função de síndico têm criado um novo panorama no setor. “Com a evolução do mercado, a figura do gestor profissional e essa gestão mais estruturada vêm impactando os condomínios de forma significativa. Isso gera muitas oportunidades, mas também diversos desafios”, pontua.

Com um olhar histórico, o administrador relembra que entre 1996 e 2016 o mercado se manteve relativamente estável. A partir de 2017, no entanto, surgiram inovações que mudaram essa dinâmica, como a portaria remota, alterações no Código de Processo Civil (CPC), e, mais recentemente, o impacto da pandemia e o avanço da inteligência artificial. “São acontecimentos que transformaram completamente o que antes era um cenário básico e previsível”, observa.

Oportunidades e preparação para o futuro

Paim destacou que o papel do gestor condominial ganhou ainda mais relevância após a pandemia, exigindo preparo, atualização e uma postura estratégica. “É o momento ideal para aumentar a rentabilidade e selecionar bem os clientes”, afirma.

Ele também chama atenção para o crescimento das plataformas de negócios, fusões, aquisições e o surgimento de novos modelos de serviço. “São oportunidades importantes. Precisamos olhar para isso com estratégia e nos posicionar da forma certa”, recomenda.

Entre as orientações finais, o empresário destaca a importância de fazer o básico com excelência, saber comunicar o próprio trabalho e cuidar da saúde mental — pontos que, segundo ele, impactam diretamente na qualidade da gestão condominial.

O 27º Econ é promovido pelo SecoviGO — Sindicato das Imobiliárias e Condomínios de Goiás — e foi realizado no WTC World Trade Center, em Goiânia.

Julio Paim – Crédito: Secovi-GO