Três ganhadores do Prêmio Nobel encontram estudantes no Rio e em SP
Eventos

Três ganhadores do Prêmio Nobel encontram estudantes no Rio e em SP

ABC e Nobel Prize Outreach promovem evento em abril na UERJ, USP e Fiesp

Estudantes de diferentes partes do Brasil e de países da América Latina terão a oportunidade de conversar com três premiados com a mais alta láurea científica no mundo: o Prêmio Nobel. A agenda faz parte do Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Fundação Nobel nos dias 15 de abril, no Rio de Janeiro, e 17, em São Paulo.

Participam do encontro David MacMillan (Nobel de Química em 2021),May-Britt Moser (Medicina, 2014) e Serge Haroche (Física, 2012).

“Ao reunir laureados com o Nobel, estudantes e especialistas regionais, pretendemos inspirar a próxima geração de cientistas a adotar um papel ativo no apoio à construção da sociedade que queremos”, afirmou Adam Smith, diretor-científico da Nobel Prize Outreach.

Com o tema “Creating our future together with science” (Criando o nosso futuro juntos com a ciência), o grupo vai abordar como a ciência pode ser usada pela sociedade para trazer mudanças em direção a um mundo melhor. “O tema do Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024 traz a ciência com a perspectiva de construção do futuro, unindo os três laureados, estudantes, convidados e Unesco. Muitas vezes as pessoas esquecem a razão da ciência. Tornar a humanidade mais sábia?

Sim, perfeito. Mas a ciência precisa servir à sociedade. É o momento de mostrar que esse futuro precisa ser construído pela ciência junto com a sociedade”, afirma a presidente da ABC, Helena Nader.

O primeiro evento será no Rio de Janeiro, na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em 15 de abril. Os laureados vão se juntar a estudantes, cientistas e convidados. Entre os participantes, estão Anna Cristina D’Addio, analista sênior da equipe do Relatório de Monitoramento Global de Educação da Unesco, Erika Lanner, diretora do Nobel Prize Museum em Estocolmo e outros.

A programação completa pode ser vista aqui.

O grupo vai debater o valor da ciência, como tornar a prática de pesquisa mais inclusiva e como adotar estratégias mais efetivas de divulgação científica. Também serão discutidos a responsabilidade dos cientistas, o papel das universidades e as estratégias de transição para um mundo mais sustentável.

Dia 17 será a vez de São Paulo receber os laureados. A programação na capital paulista será dividida em dois encontros, o primeiro no Centro de Difusão Internacional da USP, de 10h às 12h. Como no Rio, o foco é permitir o diálogo com estudantes, professores e membros da comunidade acadêmica. À tarde, os laureados terão um encontro com empresários, autoridades e formuladores de políticas públicas na Fiesp.

Este é o terceiro evento no Brasil da ABC em parceria com a Fundação Nobel, o primeiro presencial – os dois anteriores foram virtuais, em 2021, devido à pandemia de Covid. O Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024 tem o apoio da 3M, ABB, Capgemini, EQT,

H2 Green Steel e Scania, parceiros internacionais do Nobel, e da Finep, Fapesp e Klabin, parceiras no Brasil. UERJ, USP e FIESP são apoiadores locais da atividade.

SERVIÇO:
Diálogo Prêmio Nobel Rio e São Paulo 2024 Rio de Janeiro
Data: 15 de abril
Horário: 10h às 16h
Local: UERJ – Teatro Odylo Costa Filho
Endereço: R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ
Interessados em acompanhar os debates podem fazer suas inscrições aqui: https://adm.alfacredenciamento.com.br/evento/nobel-prize-dialogue-rj/inscricao/participantes
São Paulo
Data: 17 de abril
Horário: de 10h às 12h
Local: Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Butantã, São Paulo – SP

Interessados em acompanhar os debates podem fazer suas inscrições aqui: https://adm.alfacredenciamento.com.br/evento/nobel-prize-dialogue-sp/inscricao/participante s
Mais informações: https://brazil.nobelprizedialogue.org