Concurso

Vai fazer o concurso da SEDF? Especialista do IMP dá dicas preciosas de preparação

Teacher helping girl in homework

As inscrições do concurso SEDF (Secretaria de Estado de Educação do DF) estão abertas até o dia 31 de agosto para candidatos interessados em uma das 4.254 vagas, sendo 812 imediatas, para professores efetivos. Organizado pelo Instituto Quadrix, o edital oferta 4.254 vagas para os cargos de Professor de Educação Básica, Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional e Pedagogo – Orientador Educacional. De acordo com o cronograma, as provas objetivas estão previstas para 9 e 16 de outubro de 2022.

Para dar uma força a quem vai concorrer a uma vaga, a especialista do IMP Concursos Madalena Coatio separou algumas dicas preciosas.

Para a professora, a dica principal é organizar a rotina de estudos. “Elabore um cronograma que seja plausível de ser cumprido e realmente mantenha a disciplina para colocar as metas traçadas em prática”, comenta.

Confira o bate papo:

Quem vai começar a estudar agora ainda tem chances?

Evidentemente, que sim! Com um bom programa de estudos e uma dose de esforço a mais, o candidato que vai começar a estudar agora pode sim obter êxito na prova. É claro que quem começou a estudar com antecedência tem mais chances, pois, já domina a teoria e agora é hora de reforçar com os exercícios.

Quais são as principais dicas acerca dos conteúdos disciplina de Conhecimentos Pedagógicos?

Todos os conteúdos são importantes, no entanto, as tendências pedagógicas constituem o eixo (fundamentos da educação) da parte dos conhecimentos pedagógicos. Outros assuntos que merecem um olhar mais atento: avaliação, currículo, projeto político-pedagógico, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e bases psicológicas da educação (somente para o cargo de Atividades).

Outro assunto importante é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394/1996) que regulamenta o sistema educacional brasileiro nos níveis da Educação Básica e da Educação Superior.

Logo, para o concurso da SEDF, foque nos artigos: 3º, 4º, 12, 24, 26 (o mais importante de todos) e nos artigos 35 e 36. Há ainda os documentos distritais que serão cobrados na prova, para estudá-los, o aluno deve ficar atento e baixá-los nos sites institucionais, tais como: Resolução nº 2/2020-CEDF e suas alterações/ Regimento da Rede Pública de Ensino do DF

Há novos conteúdos da parte de Conhecimentos Pedagógicos? Que não estavam previstos no edital anterior?

Sim. A Quadrix acrescentou alguns conteúdos novos ao nosso edital, sugiro uma leitura detalhada desses assuntos, a saber:

Conteúdos comuns a todos os cargos:

Lei nº 13.415/2017 – Reforma do Ensino Médio

DCN’s Ensino Médio

DCN’s Ensino Fundamental

DCN’s Educação Infantil

Res. 1/2021- CNE (novas diretrizes da EJA)

Lei nº 5.105/2013 (Plano de Carreira Magistério Público)

Educação em Direitos Humanos:

  1. Educação indígena;
  2. Educação quilombola;
  3. Educação das relações étnico-raciais;
  4. Educação em gênero e diversidade

Para finalizar algumas dicas da especialista:

– É fundamental que os alunos busquem por um bom curso preparatório com professores e material de excelência, evitando sempre, o estudo com professores despreparados e com os aventureiros da educação.

– Caso o aluno estude sozinho, é importante se ater à qualidade do material que for usar como base para os estudos. O aluno deve estudar em um lugar calmo e evitar a dispersão durante os estudos, aconselho, inclusive, se desvencilhar das redes sociais.

– A revisão diária dos conteúdos estudados é fundamental para a realização de uma boa prova.

– Depois que o aluno entende minimamente a teoria o ideal é que ela resolva MUITOS exercícios. Por meio de exercícios, aprende-se muito e se esclarecem inúmeras dúvidas.

– Para os alunos que já estavam estudando pelo edital anterior, é necessário dar uma atenção especial aos novos itens.

 

Sair da versão mobile