Violinista alemão Oscar Bohorquez realiza turnê pelo Brasil
Eventos Música

Violinista alemão Oscar Bohorquez realiza turnê pelo Brasil

No âmbito da Semana da Língua Alemã, a embaixada e os consulados da Alemanha trarão ao Brasil o violinista alemão Oscar Bohorquez

Em Brasília, Bohorquez se apresentará ao lado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro no dia 11 de abril, às 20h, no Teatro Plínio Marcos. A entrada é gratuita.

No dia 12 de abril, das 10h às 12h30, o violinista ministrará uma aula pública no auditório do Departamento de Música da UnB. Alunos de violino da universidade terão a oportunidade de se apresentar ao virtuoso artista e receber dicas valiosas. Os professores Nadia Vassileva Nedialkova, João Paulo Machado e Pedro Bielschowsky coordenarão o evento. A entrada é franca.

Depois, Bohorquez seguirá para São Paulo onde realizará uma Masterclass gratuita no dia 13 de abril, das 10h às 12h, na Praça das Artes – Sala do Conservatório.

E para encerrar sua turnê, o músico se apresentará em Recife ao lado da Orquestra Sinfônica do Recife no dia 19 de abril, às 20h, no Teatro de Santa Isabel com entrada gratuita. E no dia 20 de abril, das 14h às 17h30, Bohorquez realizará uma Masterclass gratuita também no Teatro de Santa Isabel.

Sobre o violinista:

Oscar Bohorquez forma o Patagonia Express Trio com seu irmão, o violoncelista Claudio Bohorquez, e o pianista Gustavo Beytelmann. Graduou-se em Violino no Curtis Institute of Music, na Filadélfia (1998-2002), onde foi aluno do violinista Aaron Rosand, e depois aperfeiçoou o seu talento com Günter Pichler, primeiro violino do Quarteto Alban Berg, na Universidade de Música de Viena (2002-2008).

Na Alemanha, Bohorquez apresentou-se como convidado na Alte Oper de Frankfurt, na Elbphilharmonie de Hamburgo, na Liederhalle de Stuttgart, na Gewandhaus de Leipzig e na Philharmonie de Berlim. No exterior, além de outros países da Europa, Bohórquez tocou na América Latina, nos EUA e na China, sob a regência de maestros renomados, como Sebastian Weigle, Alexander Shelley, Nicolas Pasquet, Miguel Harth-Bedoya e Carlos Miguel Prieto. Realizou apresentações também em vários festivais, nos Festivais de Música de Câmara de Winnenden e Kronberg, no Festival de Bebersee e no musik:landschaft de Westfalen, bem como no Música em Trancoso, na Bahia, e no Salon de Provence, na França, entre outros.