Visita oficial da Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), embaixadora Katherine Tai, ao Brasil
Notícias

Visita oficial da Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), embaixadora Katherine Tai, ao Brasil

A Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), embaixadora Katherine Tai, realizou visita oficial ao Brasil, em 7 e 8 de março.

Reuniu-se com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e foi recebida para almoço no Palácio Itamaraty pela secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha. Nas reuniões, Brasil e Estados Unidos trataram da cooperação bilateral e multilateral em matéria comercial.

Na esfera bilateral, teve destaque o momento positivo no relacionamento Brasil-EUA, especialmente na esteira da recente visita do Presidente Lula a Washington. As conversas confirmaram a expectativa mútua de que a atual conjuntura possa ser traduzida em maiores oportunidades de fomento ao comércio e aos investimentos, com incentivo à construção de cadeias de suprimentos mais resilientes.

Na área de economia verde, identificou-se o interesse comum na cooperação em energias renováveis, e autoridades brasileiras ressaltaram áreas, como o hidrogênio verde, que poderiam potencialmente complementar as estruturas produtivas de ambos os países. O Brasil indicou ainda oportunidades em setores estratégicos como semicondutores, robótica, indústria de saúde, siderurgia e equipamentos.

Na esfera multilateral, Brasil e EUA debateram alguns dos desafios apresentados pelo atual contexto econômico internacional e se comprometeram a trabalhar de maneira engajada para a reforma e modernização da OMC.

O Brasil ressaltou a importância do mecanismo de solução de controvérsias da OMC, cujo Órgão de Apelação está paralisado, prejudicando a efetividade do sistema multilateral de comércio, e enfatizou o compromisso prioritário do governo brasileiro com o desenvolvimento sustentável, o multilateralismo e a segurança alimentar.

Os dois lados destacaram ainda a importância de promover o desenvolvimento e a industrialização de modo inclusivo e sustentável, com redução da desigualdade e proteção do meio ambiente.

Brasil e EUA também coincidiram em que a revitalização e o aprofundamento do Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC) contribuirão para a retomada da discussão de temas de interesse comum.

As partes comprometeram-se a manter contato próximo, bem como a trabalhar para fortalecer a parceria econômica e comercial em termos concretos.

Brasil e EUA ressaltaram que o empoderamento econômico das mulheres é essencial para se alcançarem os objetivos prioritários dos respectivos governos.

Os Estados Unidos são o segundo principal parceiro comercial do Brasil e principal origem do estoque de investimentos externos no país. Em 2022, o comércio bilateral totalizou USD 88,7 bilhões, crescimento de 26% na comparação com o ano anterior.