Nos dias 27 e 28 de maio, Brasília irá sediar a segunda edição do Festival de Jornalismo do Prêmio Engenho – O Futuro do Jornalista. A iniciativa reúne profissionais consagrados do jornalismo brasileiro, durante duas manhãs. Eles abordam, debatem e compartilham com uma plateia de estudantes universitários de Jornalismo temas que ainda não estão contemplados no currículo acadêmico.
As cinco faculdades de Jornalismo em funcionamento no Distrito Federal levam seus estudantes para a programação. São elas: Católica de Brasília, IESB, UDF, UnB e Uniceub. “Esperamos alcançar cerca de 500 alunos de Jornalismo nos dois dias de atividades”, comenta Kátia Cubel, jornalista e diretora do Festival.
Band Brasília, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, Jovem Pan, Metrópoles, Nova Brasil, O Globo, Platô BR, Piauí, Poder 360, Record Brasília, Rede Vida, SBT News e TV Brasília estão entre os veículos de comunicação que participam da programação do Festival. Convidados ilustres vão falar sobre a importância do Jornalismo na cerimônia de abertura. Entre eles Adauto Soares, da Unesco, Patrícia Blanco, presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e do Instituto Palavra Aberta.
Precursor dos debates sobre Fake News no Brasil, o Instituto Palavra Aberta é um dos parceiros institucionais. Referência tradicional no segmento da comunicação, o Jornalista e Cia. apoia oficialmente a iniciativa. O Sebrae no DF leva ativações para fomentar o empreendedorismo entre os futuros jornalistas.
O evento é totalmente gratuito para todos os participantes. O evento é gratuito porque as organizações patrocinam a iniciativa. São elas: Sesi e Senai no DF, Sistema Cofeci-Creci, Vox Radar, Caixa e Governo do Brasil.
Evento gratuito. Os alunos devem se inscrever na Coordenação de sua faculdade.
Demais participantes e Informações: (61) 3242.1095 ou whatsapp: (61) 99187.8993.
Instagram @festivaldejornalismo
Site: www.festivaldejornalismo.com
A seguir a programação:
Dia 27 de maio – Quarta-Feira
8h30 – Abertura
9h00 – RODA DE CONVERSA IA NO JORNALISMO
Dani Braga – Editora de Inteligência Artificial da Folha de S. Paulo
Luiz Prisco – Diretor de Performance do Metrópoles
10h00 – Como ser Trainee na Folha de S. Paulo
Eduardo Scolese – Editor-Líder de Treinamento da Folha de S.Paulo
10h15 – Painel Fica a Dica: “O Que o Mercado Espera de um Futuro Jornalista”
Tereza Ribeiro – Gerente de Jornalismo Record Brasília
José Maria Trindade – Editor-chefe da Jovem Pan em Brasília
João Beltrão – Chefe de Redação do SBT News
Diego Amorim – Colunista do Platô BR e da Nova Brasil
11h – Novas Funções do Jornalismo
Ana Clara – Repórter da Revista Piauí
Basília Rodrigues – Analista do SBT News
Patrício Macedo – Gerente de Jornalismo da TV Brasília/Rede TV
Rodrigo Orengo – Diretor de Jornalismo da Band Brasília
Dia 28 de Maio – Quinta-Feira
8h30 – Abertura
Como Você, Futuro Jornalista, Pode Combater as Fake News
Patricia Blanco – Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta e Presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional
Ana Dubeux – Diretora de Redação do Correio Braziliense
9h15 – Como ser Trainee no Poder 360
Paulo Silva Pinto – Editor-Sênior do Poder 360
9h30 –Momento Sebrae – Jovens Empreendedores
9h45 – Como ser Trainee em O Globo
Thiago Bronzatto – Diretor da Sucursal de Brasília do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN
10h – Oficina de Entrevistas, Perfis e Biografias
Eliane Trindade – Editora da Folha de S. Paulo e autora de livros-reportagem e biografias
Márcio Gonçalves – PhD em Jornalismo de Dados – Mediação


