Parceria de Flavia K com Roberto Menescal, “Canção do Sol”, ganha webclipe
Quando conheceu Flavia K, Roberto Menescal se atentou ao blues que sobressaia na voz da cantora, uma adolescente na época. Este brilho que saltou à atenção dele, figura-chave da música brasileira e da bossa nova, vinha também da execução dela ao piano, quando a viu interpretando versões e também as primeiras autorais que estariam, mais tarde, no EP de estreia, Tudo que Soul (2014). A improvável amizade entre a jovem e o músico resultou, depois de algum tempo, na parceria “Canção do Sol”, composta por ela e sua mãe, Anete K, com quem divide a composição das letras, e presente no álbum Janelas Imprevisíveis, lançado em outubro.
Na música, Menescal contribui com a guitarra solo que guia, junto ao piano, toda a base da melodia que revive a bossa nova através da boa poesia e de um instrumental notável com leveza e ritmo. Ainda que não intencional, o tema naturalista da letra resgata o estilo dos sonetos parnasianos e, embora escape à erudição, traz em si as qualidades da estética poética, a importância da forma, das figuras de linguagem e do universalismo, tratando de algo tão corriqueiro (mas global) quanto o sol. Essa “arte pela arte”, como deixou registrada a escola literária, abriu o espaço necessário para Flavia e Menescal criarem a identidade de “Canção do Sol” de maneira livre mas que privilegiasse a técnica.
Agora, a faixa ganha versão em vídeo com o lançamento de um webclipe com cenas de estúdio. As imagens de gravação mostram Flavia e Roberto em atividade, e também os outros músicos que participam da composição instrumental: Leandro Cabral (piano), Sidiel Vieira (baixo) e Renato Melo (bateria).
O álbum Janelas Imprevisíveis é um trabalho autoral com dez faixas que transitam pelo jazz, soul e pela diversidade do contemporâneo e do tradicional, com temas de MPB, bossa nova e até trip hop. O disco é marcado pelos contrastes, como o orgânico e o sintético, e pelo uso de arranjos instrumentais e vocais. Distribuído nos serviços de streaming, Janelas Imprevisíveis foi lançado também em versão física em CD, vendido nos shows. A próxima apresentação de Flavia K acontece na quarta-feira, 18 de dezembro, na Jazz Factory, em São Paulo.
Assista “Canção do Sol” aqui.
Ficha técnica:
Música:
Flavia K: voz, vocais e piano rhodes
Flavia K e Anete K: letra
Roberto Menescal: guitarra
Leandro Cabral: piano
Sidiel Vieira: baixo
Renato Melo: bateria
Julio Mossil: produção musical
Vander Carneiro (Atelier Studio): mixagem
Luis Lopes (Flap C4 Studio): masterização
Flavia K e Julio Mossil: edição
Voz, pianos e baixo gravados no Estúdio S.A.L.A. (SP)
Guitarra e bateria gravados no Atelier Studio (SP)
Vídeo:
Imagens Flavia K e Roberto Menescal: Wanderson de Souza (Focomonster)
Imagens Sidiel Vieira e Renato Melo: Karú Martins
Imagens Leandro Cabral e Flavia K gravando voz: Flavia K
Edição e finalização: Flavia K
Serviço show:
Flavia K: show Janelas Imprevisíveis
Quarta-feira, 18 de dezembro
Jazz Factory Music & Art | Rua Bárbara Heliodora, 536 – Vila Romana | São Paulo
Show às 21h
Ingresso: R$15
Siga Flava K: Site oficial | Spotify | YouTube | Instagram | Facebook | Twitter