As novas tendências de decoração trazem para este ambiente mais cor e integração
Foi-se o tempo em que a cozinha era aquele cômodo da residência em que você ia só quando estava com fome ou sede. Hoje esse ambiente, considerado por muitos o “coração da casa”, possui projeção e personalidade própria tanto quanto qualquer outro. As novas tendências de decoração trazem cozinhas que se integram facilmente com outros espaços e sobretudo mais coloridas.
Segundo a arquiteta Juliana Sabbatini, que assina o apartamento decorado do Lux Home Design, compacto de alto padrão da Elmo Incorporações em Goiânia, essa tendência tem sido percebida principalmente nos apartamentos menores ou tipo studio, onde a cozinha colorida ganha visual moderno e despojado.
Juliana diz que não há regras quanto ao uso de cores na cozinha, mas explica que é essencial que haja uma certa harmonização. A profissional salienta que o desafio maior é fazer com que a combinação de tons não prejudica a luminosidade do ambiente, seja deixando-o muito escuro, ao se empregar cores mais fechadas; ou iluminado demais o se usar cores muito claras.
“Hoje temos muitos artifícios e artigos de decoração que auxiliam para a iluminação eficiente, como por exemplo os perfis de led, onde podemos escolher a temperatura de cor mais clara e uma potência maior por m² para aumentar a luminosidade”, explica Juliana que no decorado do Lux Home Design usou para a cozinha um mosaico em MDF em tom de azul royal. Segundo a arquiteta, o uso de um tom mais fechado na peça, que ocupa toda extensão da parede do ambiente, foi proposital. “A ideia foi trazer para a cozinha uma atmosfera jovial já presente nos outros cômodos”, explica.
E junto com o azul royal, a pequena, mas charmosa cozinha do decorado assinado por Sabbatini, traz perfeita harmoniação com branco do armário suspenso, o sofisticado prateado dos eletrodomésticos maiores, como geladeira e lava-louça; e o tom amadeirado presente na bancada que faz divisa com a sala e nos armários de baixo.
Combinações
Juliana explica que a combinação entre cores escuras e clara é o que traz a alegria para o ambiente, sem deixá-lo poluído e escuro. “O amarelo, por exemplo, é uma ótima cor para alegrar e iluminar os ambientes. Combinada com o branco e tons amadeirados, deixa a cozinha mais viva e acolhedora”, sugere a arquiteta para quem quer uma decoração inspirada em décadas passadas, mais vintage.
Outras combinações interessantes de cores para cozinha, segundo Juliana, são o azul e o verde, que podem até parecer fortes, mas se usados com a combinação certa, podem surpreender. “Você pode, por exemplo, combinar essas duas cores com o branco, que quebra os possíveis excessos e torna o ambiente mais alegre e ao mesmo tempo equilibrado visualmente”, diz arquiteta.