Pesquisa mostra que 50% dos estudantes querem mais exposição ao inglês para aprenderem o idioma
Educação

Pesquisa mostra que 50% dos estudantes querem mais exposição ao inglês para aprenderem o idioma

“Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa no Brasil: Desafios e Oportunidades”, relatório compilado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil em parceria com a startup ChatClass 

 Além da obrigatoriedade no currículo escolar, saber inglês é hoje uma habilidade fundamental para o mercado de trabalho. Para compreender melhor o status do ensino desse idioma nas escolas, o Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, juntamente com a startup ChatClass, que democratiza o ensino por meio de tecnologias, realizou uma extensa pesquisa denominada “Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil: Desafios e Oportunidades”. 

 O Resultado da maior pesquisa já realizada no país sobre o assunto será apresentado dia 19 de maio, às 18h (horário de Brasília), pelo link: https://youtu.be/1IARYAjQwY8 

 Os dados foram coletados com 18.304 pais e responsáveis, 4.143 professores e 137.015 alunos do Ensino Fundamental II e Médio, que também fizeram um teste de conhecimentos no idioma. Cerca de 76% desses estudantes são de instituições públicas. A região com maior participação foi o Nordeste (49%), seguida pelo Sudeste (25%), Norte (11%), Sul (9%) e Centro-Oeste (6%).  

Para Jennifer Uhler, Diretora do RELO, “Esse relatório é apenas um recorte da realidade atual e aponta vários dos aspectos já mencionados e debatidos por especialistas e profissionais atuantes na área no Brasil, mas com um grande diferencial: através dos dados coletados durante a Olimpíada de Inglês, incluindo aspectos apontados por vários especialistas e educadores, conseguimos observar, analisar e evidenciar a necessidade do aprendizado da língua de modo eficaz, com o estímulo e envolvimento de todos”. 

Quando questionados sobre os maiores desafios para aprender, 50% dos estudantes responderam que o maior deles era a “exposição à língua inglesa”. Para o CEO e fundador da ChatClass, Jan Krutzinna, esse é claramente um sinal de alerta. “Isso nos mostra que os estudantes enfrentam desafios para uma maior exposição, definida aqui como sendo as oportunidades para interagir, aprender e praticar inglês”, analisa. Ainda nas respostas, a tecnologia e o apoio familiar se revelaram dois pilares importantes para o aumento dessa exposição.

Em relação à pergunta “Caso um aplicativo de smartphone, focado no ensino de inglês, fosse implementado na escola regular, isso o motivaria a aprender o idioma?”, 91% responderam que sim.  

Já em relação aos responsáveis, 46% declararam não participar dos estudos de inglês dos seus dependentes. No resultado geral, somente 5% afirmaram que conversam em inglês com os jovens e, no grupo dos estudantes que melhor pontuaram, há um aumento para 18% dos pais nessa prática. 

Quanto aos professores, um dado chamou muito a atenção: 96% disseram que a incorporação dos smartphones em aula incentivaria os alunos. Além disso, 93% responderam “sim” quando questionados se a gamificação em aula teria um efeito positivo. 

 “Uma maneira de usar o inglês é pela internet e, infelizmente, apenas 57% deles alegaram ter algum tipo de acesso à rede durante as aulas. Além disso, em relação a esse percentual, interpreta-se que quase metade dos professores só utiliza a internet em casa”, comenta o CEO da ChatClass. 

Um total de 71% alegou ter passado por treinamento em tecnologia. No entanto, muitos disseram que essa preparação não se baseou no trabalho prático dessas tecnologias e que tiveram problemas para frequentar os cursos. As maiores razões sobre não frequentarem os treinamentos foram: falta de fundos (45%); conflitos de horário (32%) e distância (17%). 

Com base nesses e outros dados do estudo, o Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil e a ChatClass elencaram algumas recomendações para um melhor aproveitamento do ensino de inglês nas escolas brasileiras, a serem apresentadas durante o evento. 

 Segundo Jennifer, “Essas recomendações vêm ao encontro das necessidades prementes para o aprendizado da língua inglesa, em que pese a participação de familiares e responsáveis, bem como de professores e alunos, todos peças-chave para que o processo de ensino/aprendizagem se realize adequadamente. Prover recursos e oportunidades para o aprimoramento profissional são aspectos fundamentais. Alunos motivados e engajados: nosso primeiro passo para o sucesso”. 

Para conferir a pesquisa completa, acesse: http://olimpiadadeingles.com/relatorio-ingles-2020 

Serviço:

Apresentação dos Resultados da Pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil: Desafios e Oportunidades”. 

Data: 19/05, quarta-feira   

Hora: 18h (horário de Brasília)   

Link: https://youtu.be/1IARYAjQwY8 

 Sobre a ChatClass: 

Startup idealizada pelo empreendedor alemão Jan Krutzinna, duas vezes graduado em Harvard, visa democratizar o ensino por meio de tecnologias já inseridas no cotidiano dos estudantes.

Desenvolveu sua Inteligência Artificial que funciona via WhatsApp, aplicativo que atinge 99% dos smartphones do país e já impactou mais de 500 mil estudantes do sistema público e particular de todo o Brasil, além de ter suas soluções pagas ChatClass Plus e ChatClass Premium. Já foi selecionada para programas como Estação Hack do Facebook e Google For Startups, além de ter recebido investimentos da Canary e Graph Ventures. Mais informações em: https://www.chatclass.com.br/ .  

 Sobre o Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada e Consulados dos EUA: 

O Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos fortalece a parceria estratégica EUA-Brasil através da capacitação de professores e alunos quanto ao aprendizado da língua e cultura norte-americanas por todo o Brasil. Situado na Embaixada dos EUA em Brasília, o RELO relaciona-se com o Ministério e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, associações de professores de inglês, universidades públicas e privadas, assim como outros parceiros no intuito de oferecer oportunidades para capacitação profissional e educacional, bem como programas de intercâmbio e materiais para professores e alunos de inglês. Para mais informações, acesse https://br.usembassy.gov/education-culture/english-teaching-learning/.