março 7, 2026
Educação

CIMAN investe em projetos para estimular bons hábitos alimentares

CIMAN investe em projetos para estimular bons hábitos alimentares Educação

# Plantar, Colher e Saborear leva alunos a acompanhar todo o processo, desde o plantio até o preparo de alimentos saudáveis

             Saúde e boa alimentação andam juntos em todas as idades e quanto mais cedo se criarem hábitos alimentares saudáveis, melhor. Pensando nisso, o Colégio CIMAN desenvolve projetos interdisciplinares com alunos desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Integral, para conscientizar as crianças da importância de se dar atenção ao alimento que se consome. CIMAN investe em projetos para estimular bons hábitos alimentares EducaçãoO cultivo dos bons hábitos desde pequenos é fundamental. Pesquisas do Ministério da Saúde comprovam que, com uma alimentação descuidada na fase da infância e da adolescência, são grandes as chances de surgirem problemas de saúde e obesidade na fase adulta. CIMAN investe em projetos para estimular bons hábitos alimentares Educação Números da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE) apontam que 7,8% dos estudantes, entre 13 e 17 anos, estão obesos, sendo maioria deles meninos (8,3%), seguidos de perto pelas meninas (7,3%). Os dados também revelam que adolescentes com obesidade até os 19 anos têm quase 90% de chances de serem obesos na vida adulta. Os números foram divulgados em 2018.

Um dos projetos do Colégio CIMAN, desenvolvido com os alunos do ciclo integral, é o Plantar, Colher e Saborear. Por meio dele, crianças de 4 a 11 anos aprendem desde o plantio até o preparo dos alimentos, de forma sustentável, com aulas semanais na horta e na cozinha.

O processo inicia-se na horta, cultivada numa parceira entre alunos e funcionários da escola. “Uma vez por semana, os meninos é que vão mexer na terra, regar e plantar mudinhas e sementes. Nesse momento, aprendem sobre a variedade de alimentos, suas características e benefícios para a saúde”, explica a coordenadora do CIMAN Integral, Daniela Almirante.

Depois do plantio, é hora da colheita. É da horta que vem grande parte dos insumos que serão utilizados na aula de culinária, que destaca receitas em que o aproveitamento de cascas, folhas usualmente não aproveitas e até sementes ganha importância aos olhos dos estudantes.

“Eles aprendem desde a higienização dos alimentos e os cuidados na cozinha até o preparo das receitas sempre saudáveis”, explica a nutricionista Letícia Caroline, responsável pelo projeto. A cada novo prato estudado, eles levam tudo anotado, para praticar em casa e compartilhar a experiência.  “No final do ano, temos o momento de cozinhar com a família, fortalecendo os laços afetivos e a troca de informações no aprendizado mútuo”, garante Daniela Almirante. Também é o momento de levar para casa o livro de receitas colecionadas ao longo do ano.

   Colégio CIMAN

CIMAN Octogonal

(61) 3213-3737 – Entre áreas 1/4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *