Abrasel DF e Sindhobar se posicionam contra exigência de passaporte vacinal
Notícias

Abrasel DF e Sindhobar se posicionam contra exigência de passaporte vacinal

A exigência do passaporte da vacina em locais públicos vem sendo discutido desde o final do ano passado no Distrito Federal, e até o momento não existe nenhum indício por parte do GDF de adotar esta exigência para o setor de Bares e Restaurantes.

Para as entidades representativas do segmento, Abrasel DF e Sindhobar, a exigência do passaporte vacinal não é uma medida efetiva, que dá uma falsa segurança de quem tomou a vacina não pode transmitir a doença, além de criar a responsabilidade da fiscalização na entrada dos estabelecimentos. A preocupação com a saúde e a vida das pessoas continua sendo prioridade das entidades, que defendem com veemência a adoção e cumprimento de todos os protocolos de segurança exigidos por lei.

Beto Pinheiro presidente da Abrasel DF comenta “o fato de as pessoas terem tomado as duas doses da vacina não impede que estas pessoas possam se contaminar e transmitir o virus, só minimiza os sintomas e evita as complicações da doença. O importante é seguir os protocolos de segurança, como o uso de máscara e distanciamento” O presidente do Sindhobar, Jael Silva ainda levanta a questão de se criar mais uma responsabilidade para os empresários de setor, o da fiscalização e ainda ter que lidar com possíveis conflitos “ Como proceder no caso de um cliente se recusar a apresentar o passaporte? Se tiver tumulto, acionamos a polícia? Estamos certos de que as medidas de segurança adotadas em nossos estabelecimentos é o que tem se mostrado mais efetivo ao enfrentamento da Covid 19 e não podemos afrouxar nesses protocolos”

A Abrasel DF e o Sindhobar reafirmam seu compromisso em continuarem lutando pela recuperação do setor de Bares e Restaurantes, e para tanto mantem agenda permanente de trabalho junto ao GDF e poder legislativo, com pleitos de interesse do setor.