Ação da ESPM Rio visa preservar a Mata Atlântica com apoio da comunidade carioca
Geral

Ação da ESPM Rio visa preservar a Mata Atlântica com apoio da comunidade carioca

Iniciativa Eco-friendly teve início em setembro de 2023 e agora terá a primeira colheita e adoção à comunidade

A ESPM Rio tem o prazer de convidar a comunidade carioca a  adotar as primeiras mudas do Viveiro ESPM, um projeto sustentável que nasceu em setembro de 2023 e visa preservar espécies da Mata Atlântica.

O projeto integrou o campus Glória, tombado como patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro, como abrigo temporário de mudas de árvores nativas. A iniciativa é o reflexo da união de esforços dos discentes que integram o núcleo social de voluntariado universitário, Diretório Acadêmico – DARC e Atlética da ESPM, marcando um compromisso tangível com a consciência ambiental.

“É com grande alegria que vejo essa iniciativa discente, no campus carioca, que confere um valioso aporte ambiental à nossa cidade. Com o retorno às aulas eles realizarão um mutirão voluntário para o plantio”, diz Dalton Pastore, presidente da ESPM.

O Viveiro ESPM é mais do que uma iniciativa eco-friendly; é um reflexo do compromisso da ESPM Rio em unir esforços e promover ações práticas de preservação ambiental. A instituição é centrada na integração da tradição e inovação, transformando o campus Glória em um ponto de referência para a sustentabilidade.

Com o apoio técnico do Botânico Nilson Marinho, que está em constante contato desde o início repassando as orientações, foi possível controlar alguns fatores que afetam o desenvolvimento das mudas, como, por exemplo, quantidade de chuva, iluminação e incidência de pragas.

Essas espécies nativas estão preparadas para crescer e prosperar, mas, para isso, elas precisam de novos espaços que permitam seu pleno desenvolvimento.