Geral

Acieg apresenta Ficomex para embaixadas da América Latina e do Caribe

Encontro ocorreu na sede dos Correios, em Brasília, e foi promovido pela instituição em conjunto com o Consórcio Brasil Central para mais de 15 embaixadas

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) participou, na tarde da última segunda-feira (29), de uma reunião com as embaixadas do Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe (Grulac). O encontro ocorreu na sede dos Correios, em Brasília, e foi promovido pela instituição em conjunto com o Consórcio Brasil Central (Consórcio rBC) para apresentação da Feira Internacional de Comércio Exterior (Ficomex), que será realizada em agosto em Goiânia.

Estiveram presentes o presidente da Câmara de Comércio Exterior (Comex) da Acieg, Getúlio Faria, e a vice-presidente da Comex, Anna Bastos. Também participou o chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Giordano de Souza. A reunião serviu como pontapé inicial para que as 11 embaixadas presentes esclarecessem dúvidas sobre o projeto e manifestassem o desejo de participar do evento voltado para o comércio exterior. Estiveram presentes representantes dos seguintes países: Haiti, Guatemala, República Dominicana, Suriname, Cuba, Hondura, Uruguai, Trinidad e Tobago, Barbados e El Salvador.

Para o presidente do Grulac, Carlos Alberto Velasteguí, este momento fortalece as relações comerciais entre os países. Além de aproximar a América Latina de estados brasileiros que não estão inicialmente no foco do eixo comercial internacional. “Parabenizo a iniciativa da Acieg, em conjunto com o Governo de Goiás e os estados do Consórcio em promover eventos como este. Isso permite que a América Latina conheça ainda mais o Brasil para parcerias comerciais e promoção de negócios”, destaca Velasteguí.

O secretário executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho, afirma que a participação das embaixadas latino-americanas na feira é de extrema importância para o reforço das relações não apenas comerciais, mas também diplomáticas. “Agosto já está bem próximo, peço que vocês se atentem com carinho a essa oportunidade de unirmos forças e movimentar dados da balança comercial que nos fortalecem de maneira continental”, explica.

Com a apresentação da Feira, os representantes de cada embaixada firmaram o compromisso de discutir no país de origem a melhor forma para participarem do evento. O grupo que apresentou a Ficomex ainda deve se reunir individualmente com cada uma delas para a confirmação da participação na feira.

Legenda:   A reunião serviu como pontapé inicial o diálogo com as 11 embaixadas presentes
Foto: Consórcio Brasil Central

Sair da versão mobile