Água Não É Contrato: no dia Nacional do Cerrado videoclipe alerta para preservação do bioma

Produção independente conta com a participação de MC Bru, MC Dudu Mano, MC Marciana, MC Caliandra, e Martinha do Coco

Por meio de uma produção independente, projeto que se originou a partir de uma matéria de mestrado, torna-se uma campanha de conscientização sobre os múltiplos usos da água. Com lançamento previsto, no canal Cerrado Conectado e nas principais plataformas virtuais de música, para o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado, o videoclipe “Água Não É Contrato” pretende persuadir as comunidades ambientais e culturais com seu protesto em defesa das águas brasileiras.

De acordo com os roteiristas do projeto (Aline Mendes, Luís Müller, Lílian da Silveira e Rodrigo Werneck), a ideia original veio da turma de Educação Ambiental e Recursos Hídricos do Programa de Mestrado em Rede Nacional de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua), no polo da Universidade de Brasília (UnB).  Da proposta inicial até o produto final, o projeto foi se aperfeiçoando e ganhando novos contornos.

“Como resultado, o videoclipe apresenta a água como um recurso sagrado, que permeia o íntimo e o público, o sagrado e o divino, que estão presentes na natureza e nas interações ser humano e mãe terra”, afirma Rodrigo Weneck.

Artistas da cultura popular e do Hip Hop que são referências no DF foram convidados a participar do projeto trazendo a essência da arte ancestral e urbana para a composição do álbum. Entre as figuras que compõem o CD estão MC Bru, MC Dudu Mano, MC Marciana, MC Caliandra e Mestra  Martinha do Coco.

“Falar do sagrado da água é importante para entendermos que somos 70% de água e que o planeta também é 70% d’água. A água é o complemento do ser humano, por isso necessitamos estar envoltos dessa energia.  Fazer uma música que retrata esse cenário, que contextualiza os múltiplos usos da água, serve para a gente, além de ouvir, sentir o que é essencial, sentir a pureza da água e sentir sua vitalidade, por meio da experiência que o clipe proporciona”, destaca Martinha.

Philippe Layrargues, professor do Mestrado ProfÁgua e um dos idealizadores do projeto, conta como surgiu a proposta do que originou o videoclipe.

“Pensando em uma prática educativa onde se tem a oportunidade de aprender fazendo, unindo a teoria com a prática, foi proposto aos alunos o desafio de criar uma campanha educativa no formato audiovisual a ser apresentada nas mídias eletrônicas. Contando com um produtor artístico entre os alunos, o desafio foi aceito. Sua equipe foi acionada para colaborar com a criação da campanha, e o resultado superou todas as expectativas. Além disso, estou achando esse projeto sensacional, pois está totalmente dentro do espírito da Educação Ambiental Crítica, tem protesto, tem anúncio e denúncia, e tem luta de classes”.

Outra personagem especial muito importante para a construção desta obra é Nathália Sol, integrante do grupo Agbela, que também participa do videoclipe.  Sobre a importância da água ela traz uma visão espiritual: “A água é o princípio da vida, a fonte e a passagem para a materialização do corpo e da alma. Ele traz a ciência da memória, é a grande mãe que doa todos os nutrientes para a criação. Por isso, toda vida principia nas águas. Ela é também a detentora do mistério, aquela que sabe limpar sem se sujar, pois nunca anda só, seu curso é ancestral e ela sempre encontra caminho para renascer.”


Mistura de sons e ritmos

Em “Água Não É Contrato”, MC’s Bru, Dudu Mano, Marciana e Caliandra, contaram com a participação especialíssima da Mestra Martinha do Coco para compor o trabalho, que une o melhor do Hip Hop com o ritmo marcante do Maracatu. Com uma letra inteiramente autoral, outra marca especial do projeto, cada artista contribuiu com sua própria composição. Estas, por sua vez, foram costuradas pelo arranjo e pelas batidas do produtor musical Onli Abreu (@on1lilbeatz).

 “A oportunidade de reunir em um trabalho artístico ideais estéticos e políticos, vivências com pessoas que admiro e momentos de trabalho em solitude, denota a grandiosidade da experiência. Sempre me inspirei muito no trabalho e na trajetória da Mestra Martinha, é uma honra imensurável produzir este trabalho”, ressalta Onli.

Serviço: Lançamento videoclipe “Água Não É Contrato”.

Lançamento: 11/09

Canal: bit.ly/youtubecerradoconectado

Plataformas de música: https://onerpm.link/856008954286
Páginainstagram.com/cerradoconectado

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Caarj nas faculdades

Leia a seguir

10 anos da Teixeira Santos 

setembro 25, 2021