Arquitetura sustentável ganha destaque no Legend Nova Campinas

Arquitetura sustentável ganha destaque no Legend Nova Campinas

Grande parte do volume de resíduos sólidos gerados em meios urbanos atualmente no Brasil vem da construção civil. Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) o País gera mais de 290 mil toneladas de entulho por dia.

Para reduzir o impacto ambiental e promover ações e debates entre os colaboradores que trabalham nas obras, foi criado em 2019, pelo Instituto A.Yoshii, o Projeto Obra & Arte, que busca ressignificar o uso de materiais utilizados na construção civil e transformar itens que seriam descartados em mobiliários e peças decorativas. Itens feitos com vergalhões de aço, canos de PVC, barras de ferro e restos de arame, por exemplo, fazem parte da composição de mobiliários que foram desenvolvidos por colaboradores da construtora A.Yoshii, sob curadoria do Coletivo ÔDA Design.

Arquitetura sustentável ganha destaque no Legend Nova Campinas

A exposição das peças já passou por Curitiba e Londrina (PR) – onde a construtora também atua – e, atualmente, estão sendo utilizadas para compor a decoração dos apartamentos nos showrooms da A.Yoshii. Em Campinas (SP), uma peça do projeto ganhou destaque no apartamento modelo do Legend Nova Campinas.

De acordo com a arquiteta responsável pelo design de interiores da construtora, Juliana Meda, esse tipo de iniciativa é muito importante para reduzir o impacto ambiental e, também, motivar os colaboradores. “Reutilizar os resíduos da construção civil representa um novo começo, uma nova vida para o material, que ganha uma nova forma, em forma de cadeiras e outras peças de decoração, por exemplo. Os itens, além de agregar valor ao imóvel, dão vida ao ambiente e motivam os funcionários das obras, que aprendem novas técnicas”, explica.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.