Arte e Paixão
Notícias Rio de janeiro

Arte e Paixão

Por Mauro Magalhães  –  Ex-deputado e empresário.

Amigo de muitas décadas,  o artista plástico Mário Mendonça esteve em cartaz,  até o último final de semana,  com a exposição A paixão da imagem, na Cidade das Artes,  na Barra da Tijuca.
Mário Mendonça,  que vai completar 89 anos,  em agosto deste ano,  é considerado como um dos melhores artistas plásticos do Brasil. Na minha opinião,  é o melhor , na Arte Sacra. O melhor do país.
Até que venha a próxima mostra,  no Rio de Janeiro,  uma dica, para quem quiser apreciar a obra de Mário Mendonça, é a exposição permanente de sua obra,  no Instituto Mário Mendonça,  um espaço cultural, que fica em Tiradentes,  Minas Gerais,   frequentemente procurado por turistas e por apreciadores de Artes Plásticas.
Em A paixão da imagem, apresentada na Cidade das Artes,  entre 27 de junho e 8 de julho,  Mário Mendonça dedicou-se a pintar imagens de Jesus Cristo.
A popularidade do trabalho de Mário Mendonça,  na Arte Sacra, pode ser conferida,  no Rio de Janeiro,  na igreja da Ressureição,  na Rua Francisco Otaviano,  em Copacabana,  e, também,  na Capela de Bom Jesus da Pobreza,  em Tiradentes.
Carioca, Mário Mendonça nasceu em 1934, no Rio de Janeiro,  formou-se em Direito,  mas,  autodidata, seguiu a carreira de artista plástico.
Nos anos 60, frequentou os célebres cursos de desenho e pintura,  com Aloísio Carvão e Ivan Serpa. No Museu de Arte Moderna.
Considerado um dos mais premiados artistas plásticos do Brasil,  Aloísio Carvão foi,  segundo afirma o próprio Mário Mendonça,  seu grande mestre.
Com exposições individuais na Alemanha,  França,  Espanha,  Portugal, além de outras,  no Brasil, Mendonça já recebeu homenagens entregues pela ex-presidente Dilma Rousseff,  pelo atual vice-presidente,  Geraldo Alckmin,  entre outros.
Mendonça figura no livro Art in Brazil,  publicado pela Biblioteca do Congresso,  em Washington.
Quem quiser conhecer mais sobre Mário Mendonça e estiver disposto a fazer um passeio histórico, em Minas Gerais, a dica é visitar  o Instituto Mário Mendonça.
O Instituto Mário Mendonça e um espaço artístico e cultural, fundado em 2011, em Tiradentes,  nomeado em homenagem a Mário Mendonça   que tem ali uma galeria,  com suas obras.
No Instituto Mário Mendonça  há,  ainda,  pinturas   e desenhos de  grandes artistas plásticos brasileiros,  como Guignard, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi,  Iberê Camargo,  Cândido Portinari e Tarsila do Amaral, além de outros,  da região.
No ano que vem,  Mário Mendonça será homenageado, quando fizer 90 anos,  pela Confraria dos Amigos da Barra da Tijuca, que integra há algumas décadas.