Em evento que acontecerá on-line, palestrantes nacionais e internacionais apresentarão cases e debaterão o futuro da alimentação
Com a pandemia, houve um aumento da preocupação das pessoas em relação a sua saúde e qualidade de vida. A indústria do bem-estar representa 4.5 trilhões de dólares segundo dados do Global Wellness Institute e esta busca por saúde acelerou uma tendência que já estava presente, os chamados alimentos para a imunidade. Segundo o mesmo instituto, 702 bilhões de dólares são movimentados pela indústria alimentícia saudável e para emagrecimento.
Outra área da gastronomia que cresceu significativamente, até por falta de opção para os empresários, foi o delivery. Se antes, esta modalidade era limitada a alguns tipos de cozinha, atualmente, os mais renomados chefs se reinventaram e entregam o que há de melhor na sua casa. Acompanhando este crescimento, surgem as chamadas ghost ou dark kitchens, que são restaurantes que só operam com delivery, sem salão para receber clientes. A indústria mundial do delivery cresceu 27% em 2020, segundo a startup espanhola Comprar Acciones. No Brasil, uma pesquisa do Instituto Locomotiva, indicou que o percentual de empreendimentos que faziam delivery passou de 49% antes da pandemia para 81% com a aplicação das medidas restritivas.
Para completar, o papel que a alimentação tem no meio ambiente e na comunidade é grande e o assunto está sendo amplamente debatido, basta ver o número de documentários disponíveis sobre os impactos da alimentação no planeta. Segundo dados do Social Gastronomy Movement, 1/3 da produção global é perdida, enquanto há 815 milhões de pessoas vivendo com fome crônica. Uma abordagem mais responsável da produção e do consumo são as grandes apostas para os próximos anos.
Estas e outras tendências do turismo serão debatidas no Tendências360, evento que reunirá cases de empresas inovadoras e palestrantes em debates inspiradores durante os dias 27, 28 e 29 de julho. “Nosso propósito é compartilhar conhecimento relevante sobre as transformações de comportamento e consumo dos setores de Gastronomia, Turismo e Entretenimento, especialmente pensando na retomada econômica. Além disso, queremos ter papel ativo na contribuição para um mundo melhor, por isso, 100% dos ingressos serão revertidos para ONGs que estão fazendo trabalhos incríveis neste sentido”, comenta Carolina Sass de Haro, sócia-diretora da Mapie e uma das realizadoras do evento.
A programação completa já está disponível no site do evento e os ingressos custam R$ 59. O Tendências360 será 100% online e o conteúdo ficará disponível para acesso durante 30 dias. Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos beneficiará diretamente três ONGs: a Gastromotiva (gastronomia), a Garupa (turismo) e Instituto Playing for Change (entretenimento).
As inscrições podem ser feitas no site tendencias360.com.br e o evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho, das 14h às 18h.
O Tendências360 tem patrocínio de Brocker Turismo, Elo, PMWeb e Sebrae.
Sobre as realizadoras:
Sobre a Mapie – A Mapie é uma das mais reconhecidas consultorias em turismo, hotelaria e gastronomia do país. Cuidando de todo o ciclo de vidas de negócios turísticos, pesquisa tendências de comportamento e consumo de forma recorrente e desenvolve produtos e serviços inovadores para clientes como Aviva, Accor, Atlantica, Gol, ClickBus e mais. Também representa a Phocuswright na América Latina, a maior autoridade em pesquisa em turismo no mundo. www.mapie.com.br
Sobre o Disque9 – O Disque9 é blog e laboratório de inovação e tendências da antenada equipe da Mapie. É o olhar crítico e inovador da hospitalidade, turismo e gastronomia e o ramal de conexão entre os acontecimentos disruptivos e as boas ideias do segmento e sua aplicação em produtos e conceitos transformadores. Compartilhamos para inspirar, gerar debates e trazer ainda mais conhecimento relevante para o mercado. www.disque9.com.br
Sobre a Nazdarovia – Há 9 anos no mercado, a Nazdarovia é uma empresa especializada na produção e organização de eventos gastronômicos. Possui metodologia própria para conceituação de eventos, criando projetos que traduzem a cultura de cada cliente. Em seu portfolio conta com clientes como Tutano Gastronomia, Park Shopping Barigüi, PROCERVA, Shopping Estação, AG7Realty, entre outros. Dentre os eventos que organizou estão: Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, Sunday Funday, Festival Vinopar dos Vinhos Paranaenses, Way Circus e o primeiro BBQ Land. Com contato próximo com chefs de cozinha, sommeliers e restaurateurs de todo o Brasil, desenvolve projetos de co-branding e co-marketing para marcas que desejam associar-se ao mundo da gastronomia. www.nazdarovia.com.br