As principais tendências da gastronomia para os próximos anos
Gastronomia

As principais tendências da gastronomia para os próximos anos

As principais tendências da gastronomia para os próximos anos

Em evento que acontecerá on-line, palestrantes nacionais e internacionais apresentarão cases e debaterão o futuro da alimentação

Com a pandemia, houve um aumento da preocupação das pessoas em relação a sua saúde e qualidade de vida. A indústria do bem-estar representa 4.5 trilhões de dólares segundo dados do Global Wellness Institute e esta busca por saúde acelerou uma tendência que já estava presente, os chamados alimentos para a imunidade. Segundo o mesmo instituto, 702 bilhões de dólares são movimentados pela indústria alimentícia saudável e para emagrecimento.

Outra área da gastronomia que cresceu significativamente, até por falta de opção para os empresários, foi o delivery. Se antes, esta modalidade era limitada a alguns tipos de cozinha, atualmente, os mais renomados chefs se reinventaram e entregam o que há de melhor na sua casa. Acompanhando este crescimento, surgem as chamadas ghost ou dark kitchens, que são restaurantes que só operam com delivery, sem salão para receber clientes. A indústria mundial do delivery cresceu 27% em 2020, segundo a startup espanhola Comprar Acciones. No Brasil, uma pesquisa do Instituto Locomotiva, indicou que o percentual de empreendimentos que faziam delivery passou de 49% antes da pandemia para 81% com a aplicação das medidas restritivas.

Para completar, o papel que a alimentação tem no meio ambiente e na comunidade é grande e o assunto está sendo amplamente debatido, basta ver o número de documentários disponíveis sobre os impactos da alimentação no planeta. Segundo dados do Social Gastronomy Movement, 1/3 da produção global é perdida, enquanto há 815 milhões de pessoas vivendo com fome crônica. Uma abordagem mais responsável da produção e do consumo são as grandes apostas para os próximos anos.

Estas e outras tendências do turismo serão debatidas no Tendências360, evento que reunirá cases de empresas inovadoras e palestrantes em debates inspiradores durante os dias 27, 28 e 29 de julho. “Nosso propósito é compartilhar conhecimento relevante sobre as transformações de comportamento e consumo dos setores de Gastronomia, Turismo e Entretenimento, especialmente pensando na retomada econômica. Além disso, queremos ter papel ativo na contribuição para um mundo melhor, por isso, 100% dos ingressos serão revertidos para ONGs que estão fazendo trabalhos incríveis neste sentido”, comenta Carolina Sass de Haro, sócia-diretora da Mapie e uma das realizadoras do evento.

A programação completa já está disponível no site do evento e os ingressos custam R$ 59. O Tendências360 será 100% online e o conteúdo ficará disponível para acesso durante 30 dias. Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos beneficiará diretamente três ONGs: a Gastromotiva (gastronomia), a Garupa (turismo) e Instituto Playing for Change (entretenimento).

As inscrições podem ser feitas no site tendencias360.com.br e o evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho, das 14h às 18h.

O Tendências360 tem patrocínio de Brocker Turismo, Elo, PMWeb e Sebrae.

Sobre as realizadoras:

Sobre a Mapie – A Mapie é uma das mais reconhecidas consultorias em turismo, hotelaria e gastronomia do país. Cuidando de todo o ciclo de vidas de negócios turísticos, pesquisa tendências de comportamento e consumo de forma recorrente e desenvolve produtos e serviços inovadores para clientes como Aviva, Accor, Atlantica, Gol, ClickBus e mais. Também representa a Phocuswright na América Latina, a maior autoridade em pesquisa em turismo no mundo. www.mapie.com.br

Sobre o Disque9 – O Disque9 é blog e laboratório de inovação e tendências da antenada equipe da Mapie. É o olhar crítico e inovador da hospitalidade, turismo e gastronomia e o ramal de conexão entre os acontecimentos disruptivos e as boas ideias do segmento e sua aplicação em produtos e conceitos transformadores. Compartilhamos para inspirar, gerar debates e trazer ainda mais conhecimento relevante para o mercado. www.disque9.com.br

Sobre a Nazdarovia – Há 9 anos no mercado, a Nazdarovia é uma empresa especializada na produção e organização de eventos gastronômicos. Possui metodologia própria para conceituação de eventos, criando projetos que traduzem a cultura de cada cliente. Em seu portfolio conta com clientes como Tutano Gastronomia, Park Shopping Barigüi, PROCERVA, Shopping Estação, AG7Realty, entre outros. Dentre os eventos que organizou estão: Festival da Cultura Cervejeira Artesanal, Sunday Funday, Festival Vinopar dos Vinhos Paranaenses, Way Circus e o primeiro BBQ Land. Com contato próximo com chefs de cozinha, sommeliers e restaurateurs de todo o Brasil, desenvolve projetos de co-branding e co-marketing para marcas que desejam associar-se ao mundo da gastronomia. www.nazdarovia.com.br