Atendimento a brasileiros na Ucrânia
Internacional

Atendimento a brasileiros na Ucrânia

Atendimento a brasileiros na Ucrânia

À luz da deterioração das condições de segurança na Ucrânia, o Ministério das Relações Exteriores decidiu reorganizar temporariamente os trabalhos da Embaixada em Kiev com o objetivo de expandir a atuação do posto nas rotas mais utilizadas pelos brasileiros ao deixar o território ucraniano.

O Embaixador do Brasil junto à República da Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, que acumula a função de Embaixador na República da Moldova, passará a gerir a Embaixada e a ocupar-se dos trabalhos de análise política a partir de Chisinau, capital daquele país, onde já está em funcionamento posto de atendimento consular a cidadãos brasileiros evacuados do território ucraniano.

O posto de atendimento consular aberto na cidade ucraniana de Lviv e a força-tarefa do MRE para apoio a cidadãos brasileiros na zona de conflito na Ucrânia serão coordenados pelo Embaixador do Brasil em Sarajevo, Lineu Pupo de Paula, temporariamente deslocado para Lviv.

Os cidadãos brasileiros na Ucrânia continuam a contar com apoio de funcionários locais da Embaixada em Kiev, bem como das Embaixadas do Brasil na Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia, que seguem operando núcleos de apoio a brasileiros que estejam deixando a Ucrânia.

Em casos de emergência, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores pode ser contatado pelo número de telefone +55 61 98260-0610. Os dados de contato de todas as embaixadas e postos de atendimento consular na região podem ser acessados em https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/portal-consular/alertas%20e%20noticias/alertas/brasileiros-na-ucrania-pontos-de-atendimento-consular-na-regiao