Notícias

Atriz Guta Stresser perde casa em leilão, no Rio de Janeiro

Atriz Guta Stresser perde casa em leilão, no Rio de Janeiro

Especialista em leilão de imóveis, Pedro Gomide, explica o trâmite

A atriz Guta Stresser, que ficou conhecida na série “A Grande Família”, da TV Globo, revelou ter perdido sua casa em um leilão de imóveis, no Rio de Janeiro. Após interpretar a personagem Bebel, Guta não emplacou grandes papéis e, sem contrato, não conseguiu arcar com o financiamento da propriedade.  O especialista em leilão de imóveis, Pedro Gomide, explica como funciona o trâmite para um imóvel ser leiloado. “Primeiro, o devedor é notificado sobre o atraso e tem a oportunidade de regularizar a dívida. Caso isso não seja feito, o banco consolida a propriedade do imóvel e leva a leilão. Depois da consolidação, o devedor já não pode mais pagar parcelas em atraso, mas ainda pode quitar toda a dívida até data previamente estipulada. Neste caso, seria feita uma recompra do bem”, explica o especialista.

Cenários em que um imóvel corre o risco de ir a leilão:

O leilão de imóveis acontece para o pagamento forçado de dívidas. O motivo central que pode levar o bem à venda é o não cumprimento de obrigações da parte do devedor. Além de atrasos com o financiamento, fatores como dívidas trabalhistas, falta de pagamento de pensão alimentícia, conduta criminosa e hipoteca ou garantia de dívida também podem levar o proprietário a perda do imóvel. “Os casos trabalhistas acontecem, por exemplo, quando o empregado tem seus direitos negados pelos patrões. Ele pode recorrer na justiça e, caso o empregador não tenha o valor em dinheiro, o imóvel pode ser penhorado para a quitação”, explica Gomide, que também é um dos sócios e educadores da Smart Leilões, escola digital que já ensinou mais de 2,5 mil brasileiros a fazerem bons negócios em leilões de imóveis.

Oportunidades para recorrer a decisão:

Quando o imóvel é consolidado em nome do banco ou penhorado pela justiça, ainda existem alternativas para o devedor recorrer. Ao tomar ciência, o primeiro passo é consultar um advogado que poderá analisar o caso e identificar qualquer irregularidade no processo. “O banco deve notificar o credor a partir do terceiro mês seguido de parcelas atrasadas. A não comunicação deste atraso antes da consolidação, assim como a não comunicação das datas do leilão posteriormente são razões para nulidade ou suspensão do leilão”, explica o especialista em leilões. Além disso, o banco precisa cumprir com alguns prazos pré-estabelecidos entre a notificação e a consolidação do imóvel para venda.

Localizado no bairro de Itanhangá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o imóvel da atriz, avaliado pela Prefeitura por pouco mais de R$2 milhões, foi arrematado em leilão por R$1.065.528,93.

Sair da versão mobile