Beleza

Beleza e estética – Negócios em meio à crise

Rede de franquia goiana Além do Olhar inova suas ações comerciais e projeta crescimento em 2020

Em tempos de crise, é imaginável que os primeiros segmentos a sentirem os efeitos da escassez financeira sejam aqueles considerados supérfluos ou capricho, certo? Bom, parece que não é bem assim: os números mostram que o setor de beleza e estética segue crescendo, mesmo após as últimas crises econômicas e agora a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), se tornando inclusive um dos principais segmentos de franquia do País.

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), juntamente com o Instituto FDB Pesquisa, o Brasil se destaca no mercado de estética mundial, ocupando terceiro lugar. Registrou aumento de 7,2% no ano passado, resultando em um faturamento de R$ 34,214 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchinsing (ABF). O setor está gerando um grande número de empregos e já representa 2,4% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do País.

As franquias no segmento de beleza têm sido um modelo de negócio que tem entregado cada vez mais facilidade e rentabilidade, vivenciado crescimento expressivo no Brasil, indo na contramão da crise e projetando expansão maior a cada ano.

A proprietária da Além do Olhar, ateliê especializado em sobrancelhas e cílios, Rose Lourenço, conta que é compreensível que o segmento esteja em evidência, considerando que as pessoas estão buscando se sentirem bem consigo mesmas. “A alta demanda por tratamento de beleza reforça a preocupação contemporânea com a aparência, diretamente ligada à autoestima individual”, afirma. “Todos os procedimentos oferecidos pela Além do Olhas são focados em realçar a beleza natural e respeitam as características de cada mulher”, destaca.

A empresária goiana acaba de firmar parceria com o Grupo Kalaes – holding de franquias que tem por diferencial negócios ao lado de artistas como a empresária e apresentadora Ana Hickmann. A rede com oito franquias em Goiás e Mato Grosso prospecta abrir mais 15 franquias até o fim de 2020 e chegar a marca de 225 lojas em todo território nacional até 2023.

“Mais do que serviços de beleza, a Além do Olhar transforma vida, proporcionando bem estar para clientes, por meio da autoestima, e para as franqueadas, oferecendo às empresárias a possibilidade de empreender em um negócio sólido, rentável e com gestão simplificada, encurtando o caminho para a almejada independência financeira”, descreve.

Inovação em meio à pandemia

Apesar da ampliação e parceria com o Grupo Kalaes ter iniciado uma espécie de namoro no início deste ano, Rose conta que a pandemia e o isolamento desaceleraram o andamento dos negócio. No entanto, ela enfatiza que nos primeiros dias do isolamento social houve registro de queda nas vendas, enquanto tentavam entender esse novo cenário. “A gente precisava encontrar uma saída.

Resolvermos dar continuidade ao nosso planejamento. Percebemos que nossas clientes, nesse momento de crise, buscavam informação. Foi esse o caminho para recuperar o que havíamos perdido e, mais do que isso, expandir nossas vendas. Intensificamos nosso contato com elas via redes sociais e fizemos diversas ações promocionais com agendamento de serviços, o que nos tornou ainda mais próximas”, relata. A ação permitiu manter toda a equipe de profissionais especializados empregados e manter o que haviam planejado no início do ano.

Com o crescimento da rede de franquia por todo País, Rose quer levar às brasileiras o mesmo atendimento diferenciado oferecido na sede da matriz goiana: um espaço agradável e confortável, com uma decoração que se compõe com elementos rústicos, americanos e franceses. “Um espaço para uma pausa do dia a dia, para ter uma conversa com as amigas, tempo para ficar feliz acompanhado de uma mesa posta de bolo, café e o especial chá de abacaxi”, descreve a empresária.

História

A empresária Rose Lourenço nasceu em Iporá, interior de Goiás, e mudou-se para a capital os 17 anos. Cursou administração de empresas na PUC-GO, trabalhou em banco e em uma multinacional até decidir investir no próprio negócio. Foi quando, a partir de um gosto pessoal, nasceu a Além do Olhar em 2014. Buscando por oferecer serviços de qualidade em um estabelecimento diferenciado, montou seu plano ideal. O crescimento transformou o negócio em franquia.

A amiga de faculdade, Camilla Rabelo, foi a primeira franqueada, em abril de 2016, com a loja de 100 metros quadrados no Setor Nova Suíça. “Comecei oferecendo os mesmos serviços, mas tudo padronizado, desde os especialistas em design de sobrancelhas e micropigmentação, à decoração e o atendimento”, conta.

Para Camilla, as franquias são parte fundamental para a expansão da marca, seja na região e agora no País. “Esse modelo de negócio facilita a prospecção de novos clientes e aumenta o alcance dos serviços e produtos oferecidos pela Além do Olhar. Em contrapartida, para o franqueado, podem ser inúmeros os benefícios do investimento: baixo risco, maior exposição, maior impacto no mercado, assessoria, bonificações e participação nos lucros.

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