Binaryh, o tesouro escondido do palco eletrônico do Rock in Rio
Música

Binaryh, o tesouro escondido do palco eletrônico do Rock in Rio

Um dos maiores projetos de música eletrônica conceitual do Brasil, dupla de techno melódico estreia no mega festival após lançar pelo maior selo do gênero

No New Dance Order, o palco eletrônico do Rock in Rio, há algumas pérolas quase secretas — nomes de enorme valia, mas que não são conhecidos por quem não pertence àquele nicho (fenômeno comum nas últimas décadas). Talvez o Binaryh seja o melhor exemplo. Formado pelo casal Rene Castanho e Camila Giamelaro, o projeto trilhou um caminho de crescimento constante e gradual por cinco anos — até explodir em 2022 com conquistas raras, como show em Ibiza e a chancela do maior artista e o lançamento pela maior gravadora de sua vertente, a italiana Afterlife.

De São Paulo, Camila e Rene engataram namoro em 2013 e juntaram as escovas de dente em 2016 — ano em que nasceu o projeto, que foi construído com persistência até ver seus frutos extrapolarem a fronteira nacional. Produzindo techno melódico (vertente da eletrônica baseada em melodias sombrias, etéreas e emocionais), construíram de cara uma identidade forte, baseada na série cinematográfica “Matrix”, e tendo o espaço sideral como conceito e inspiração para suas criações.

Foram descobertos pelo importante selo alemão Steyoyoke, que apostou neles para o primeiro lançamento oficial, com o EP “Primary Code”. Na capital paulista, ganharam residência em um dos principais clubes de house e techno do país, o D-EDGE. Passo a passo, chamaram a atenção de outros grandes selos (como Natura Viva e Dear Deer) e artistas do mercado (a exemplo de ANNA, Guy J e Nicole Moudaber) — isso sem falar em nomes inesperados, como David Guetta, Markus Schulz e Tiësto, alguns dos maiores DJs do mundo.

Duas de suas maiores referências, as duplas Tale of Us e Mind Against também se tornaram fãs, com destaque para os primeiros. Formado pelos italianos Carmine Conte e Matteo Milleri, o Tale of Us é o principal nome do techno melódico no mundo todo. Donos da forte marca Afterlife (que se divide em festas, festival e gravadora), passaram a tocar todas as demos (isto é, as músicas ainda não lançadas) do Binaryh enviadas diretamente a eles — mais de dez, desde 2019. Com o crescimento da relação, Camila e Rene entraram em 2022 para a “família Afterlife”.

“Seyfert”, a faixa mais nova do casal, veio pela Afterlife Records (chegou no dia 20 de julho, pelo terceiro volume da coletânea filantrópica “Unity”). Foi escolhida diretamente pelos italianos, que chegaram a dizer pessoalmente a eles que o break dela traduz o que é o techno melódico — um reconhecimento absoluto vindo dos embaixadores do estilo. Ao mesmo tempo, o duo paulista foi contratado para tocar em uma das datas da festa Afterlife na badalada ilha de Ibiza, dentro da alta temporada europeia.

Como se não fosse o bastante, Camila e Rene têm outros motivos para celebrar 2022 como sua principal temporada. Com a reabertura das pistas de dança no Brasil depois de mais de dois anos de uma profunda crise provocada pela pandemia, foram atração e assinaram a trilha sonora oficial do imponente DGTL São Paulo (festival holandês referência, que tem edições no Brasil desde 2017), e, claro, estarão neste Rock in Rio, em celebração ao melhor momento da carreira. Tocam no dia das sonoridades mais conceituais do New Dance Order — dia 02 de setembro, sexta-feira —, das 18h30 às 20h.

=> Instagram @binaryh.official.

Foto: Gui Urban

#BSBFlash #ClaudeLopes #Binaryh #RiR #RockInRio #PalcoEletronico