Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
De acordo com os historiadores oficiais, o Brasil foi descoberto, em 1500, pelos portugueses- responsáveis pela colonização do país- e o Descobrimento da Argentina só aconteceu em 1516, pelos espanhóis, colonizadores dos argentinos.
Assim como no Brasil, a Argentina era habitada, antes de 1500 e de 1516, por nações indígenas.
A capital da Argentina, Buenos Aires, foi fundada em 1534.
No país dos pampas, os colonizadores também usaram a mão de obra indígena.
Igual, aqui no Brasil, os índios, na Argentina, foram catequizados pelos jesuítas, que, por volta de 1700, foram expulsos.
A Argentina se tornou independente, em 1816 e o Brasil, em 1822.
Em 1865, a Argentina formou, com o Brasil e o Uruguai, a Tríplice Aliança. Para lutar contra o Paraguai. E, os três países, juntos, venceram, em 1879.
Em 1955, um ano depois do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, Juan Domingos Perón foi deposto da presidência da Argentina, por militares .
A rivalidade entre brasileiros e argentinos é grande, no futebol.
Mas, em compensação, os argentinos adoram vir para o Brasil, fazer turismo, e vice-versa.
Em agosto deste ano, dados do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina revelaram que, até julho de 2023, mais de 750 mil brasileiros visitaram o país banhado pelo Rio da Prata.
Além da gastronomia, dos excelentes vinhos e das estações de esqui, a Argentina oferece atrativos de consumo, para os brasileiros que querem gastar, nas férias.
Os argentinos, por sua vez, têm preferência pelo Brasil, quando querem fazer turismo, pela beleza e temperatura das praias brasileiras( mais ensolaradas do que as praias argentinas ) e pelo baixo custo dos serviços ( sai mais barato fazer turismo no Brasil do que fazer turismo na Argentina).
No último final de semana, a rivalidade entre os dois países, no futebol, foi bem nítida. Os torcedores do Boca Juniors voltaram para casa cabisbaixos, diante da vitória do meu querido time tricolor contra o clube argentino.
A história da rivalidade entre o Brasil e a Argentina, de acordo com os historiadores, começou antes mesmo dos dois países serem descobertos, na América do Sul.
A rixa entre espanhóis e portugueses começou antes do Descobrimento da América, quando os dois países europeus dividiram suas terras, no Tratado de Tordesilhas.
Apesar das disputas no futebol, a imprensa argentina sempre elogiou os jogadores de futebol do Brasil. Principalmente, o inesquecível ” rei” Pelé.
E, nós, brasileiros, também admiram os jogadores do país vizinho, entre eles o saudoso Maradona e o super atual, Messi.
Rivalidades existem entre as melhores famílias do mundo.
O importante é que tudo termine em paz ( como terminou o jogo do Fluminense com o Boca Juniors). Para que venham outras partidas.