Evento Geo For Good abre espaço para trabalhos que se destacam pelo mundo
O Brasil estará muito bem representado na convenção anual do Google, que abre espaço para projetos que tenham impactos positivos no mundo. Trata-se do evento “Geo For Good”, na sede da empresa (Califórnia), que pela segunda vez selecionou um projeto da qual a Ecam encabeça. A conferência será no dia 18 de setembro e terá Muryel Arantes (coordenadora de projetos da Ecam) e Patrícia Costa (Associação Quilombola dos Remanescentes do Alto Pirativa – AQRAP).
Anualmente, o evento Geo For Good reúne especialistas de todo o mundo para debater soluções climáticas, de preservação e como a tecnologia ajuda nesse sentido. A Ecam, por exemplo, utiliza e capacita comunidades em ferramentas de ODK e Google Earth.
“A expectativa para o evento é poder ter mais um momento para celebrar, pois quando olhamos para os resultados das capacitações, com a possibilidade de compartilhar isso com pessoas do mundo todo, e ainda ter uma Quilombola falando durante o evento, é realmente muito gratificante”, declara Muryel Arantes, geógrafa mestra em gestão ambiental e territorial.
O trabalho da Ecam
A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), voltada para o equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental. Desde 2002, a Ecam consolidou um trabalho com resultados sólidos na Amazônia. A instituição tem equipes multidisciplinares com ampla experiência na implementação de projetos e processos com comunidades locais nas áreas de gestão territorial integrada e de manejo de recursos naturais, combinando o conhecimento local com a ciência e tecnologia para soluções práticas e com possibilidade de escala.